metropoles.com

Atacado por sigilos, Bolsonaro recua e diz que mostra cartão de vacina

Presidente tem sido criticado pela oposição por impor sigilo de 100 anos a informações durante o seu governo

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução
Bolsonaro durante live
1 de 1 Bolsonaro durante live - Foto: Reprodução

O presidente Jair Bolsonaro (PL) disse nesta quinta-feira (15/9) que pode mostrar seu cartão de vacinação a quem quiser ter acesso ao documento, em um recuo a posicionamentos anteriores, em que se recusava a divulgar o que, segundo alegava, seriam informações pessoais.

A declaração do atual chefe do Executivo federal ocorre em um momento em que ele é criticado pela oposição por impor sigilo de 100 anos a várias informações de sua gestão.

“Há uma diferença muito grande quando se fala que eu decretei sigilo de 100 anos para determinados assuntos. Primeiro, não tem decreto. Outra: você pode usar [o sigilo], está na lei você garantir o sigilo de 100 anos para informações pessoais”, defendeu o presidente durante sua tradicional live semanal.

“O que tem de pessoal meu que a imprensa pediu e eu não dei… Pelo o que eu me lembre, cartão de vacina. Da minha parte, já falei para a assessoria, quem quiser meu cartão de vacina, pode olhar”, prosseguiu.

0

Imposição de sigilo

Bolsonaro impôs sigilo de 100 anos em seu cartão de vacina em meio à pandemia de coronavírus, quando o presidente questionava a eficácia e a segurança dos imunizantes.

Além disso, ele também colocou sigilo em informações como os crachás de acesso ao Palácio do Planalto emitidos em nome dos filhos Carlos e Eduardo Bolsonaro.

Durante o seu governo, a Receita Federal também impôs sigilo de 100 anos no processo que descreve a ação do órgão para tentar confirmar uma tese da defesa do senador Flávio Bolsonaro, filho do presidente, sobre a origem do caso das “rachadinhas”.

Em outra ocasião, o Exército impôs sigilo de 100 anos no processo que apurou a ida do general da ativa e ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello a um ato no Rio de Janeiro com o presidente e apoiadores do governo.

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?