Após live, Bolsonaro viaja à Itália para G20 e agenda pessoal

Presidente aproveitará viagem oficial para visitar parentes na Itália. Ele também deve receber título de cidadão honorário de uma cidade

atualizado 28/10/2021 19:20

Presidente Jair bolsonaro e o ministro da economia Paulo Guedes durante coletiva teto de gastos Rafaela Felicciano/Metrópoles

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) embarca na noite desta quinta-feira (28/10) para Roma, na Itália, onde vai participar da Cúpula de Líderes do G-20, grupo que reúne as 20 maiores economias do mundo. Antes de seguir para a Base Aérea, em Brasília, Bolsonaro realizou a tradicional live de quinta-feira, que durou pouco mais de 17 minutos. Bolsonaro deve desembarcar na Itália nesta sexta-feira (29/10). A Cúpula do G20 vai se reunir no fim de semana, entre os dias 30 e 31 de outubro.

Além do presidente Bolsonaro, o Itamaraty confirmou a participação no evento dos ministros da Economia, Paulo Guedes, da Cidadania, João Roma, e do chanceler, Carlos França.

Segundo o Ministério das Relações Exteriores, os principais temas que deverão ser tratados pelos líderes mundiais devem ser pandemia, saúde global, economia e mudanças climáticas. A reunião deve funcionar como uma prévia da Conferência Mundial sobre Mudanças Climáticas (COP26), que começará no domingo (31/10) na cidade de Glasgow, na Escócia, e vai contar com a presença do ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite.

Neste ano, o G-20 está sob presidência dos italianos. O Brasil é membro do G20 desde a fundação do grupo, em 1999, e vai assumir a presidência rotativa em 2024. O grupo representa 60% da população mundial, 80% da economia global e 75% do comércio e exportações do planeta.

Além da reunião de Cúpula, Bolsonaro deve se reunir com o primeiro-ministro italiano, Mario Draghi. Como a Itália é anfitriã do encontro, as agendas bilaterais com os países membros do grupo são protocolares.

Bolsonaro e Draghi divergem no combate à pandemia. Recentemente, o governo italiano tornou obrigatório para todos os trabalhadores a apresentação de comprovante de vacinação, um teste negativo ou a recuperação recente da infecção. A medida visa aumentar a cobertura vacinal. No Brasil, Bolsonaro já disse diversas vezes ser contrário a um passaporte de imunização, inclusive perante a ONU.

A Cúpula do G20 de 2021 vai marcar a retomada das reuniões presenciais do grupo, após encontro virtual em 2020 por causa da pandemia de Covid-19.

Visita a cidade de parentes

Depois da reunião de Cúpula do G20, o presidente deve estender sua estadia pela Itália para visitar parentes no país. O Palácio do Planalto informou que Bolsonaro vai visitar as cidades de Padova e Pistoia, no norte da Itália. Na segunda-feira (1º/11), o chefe do Executivo brasileiro vai receber o título de cidadão honorário de Anguillara Veneta, onde seus familiares nasceram, e almoçar com a prefeita Alessandra Buoso.

Na terça, em Pistoia, o presidente participa de cerimônia em memória dos pracinhas brasileiros falecidos na Segunda Guerra Mundial no Monumento Votivo Militar Brasileiro em Pistoia.

A expectativa é que o presidente passe o feriado do Dia de Finados em voo e retorne ao Brasil na madrugada de quara-feira (3/11).

Mais lidas
Últimas notícias