metropoles.com

Após eleição, confira como ficou a formação da Mesa Diretora do Senado

Casa votou, na tarde desta terça-feira (2/2), os 10 senadores que auxiliarão o novo presidente no comando pelos próximos anos

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
congresso nacional
1 de 1 congresso nacional - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O Senado Federal formou, na tarde desta terça-feira (2/2), a nova Mesa Diretora, que comandará a Casa pelo próximo biênio. Marcada para começar às 14h, a sessão iniciou com duas horas de atraso, sem acordo pela 1ª Vice-Presidência e sem candidatos para suplência da 4ª Secretaria. Foi a primeira sessão de Rodrigo Pacheco (DEM-MG) como presidente eleito.

Pela vaga de primeiro vice, o MDB lançou o senador Veneziano Vital do Rêgo ao posto. Ocorre, contudo, que o bloco que apoiou Pacheco nas eleições já havia prometido a cadeira ao PSD, que indicou a candidatura do senador Lucas Barreto. Em função do impasse, foi preciso abrir votação para definir qual senador ocuparia a cadeira.

Com 40 votos, Veneziano Vital do Rêgo foi eleito pelos parlamentares para ocupar a 1ª Vice-Presidência. Lucas Barreto recebeu 33.

O MDB chegou a lançar candidatura própria para a disputa pela presidência da Casa, mas, após tratativas com o ex-presidente Davi Alcolumbre (DEM-AP) para angariar cadeiras em troca de apoio a Pacheco, abandonou a senadora Simone Tebet na reta final e liberou a bancada para voto.

Descolada da sigla, a parlamentar concorreu de maneira independente e perdeu, tendo sido o nome escolhido por 21 dos 78 senadores presentes. Pacheco, por sua vez, obteve 57 votos e foi eleito presidente do Senado Federal.

Além da cadeira para vice-presidente, estavam em disputa outros nove postos: a 2ª vice-presidência; 1ª, 2ª, 3ª e 4ª Secretarias; 1°, 2°, 3° e 4° suplentes. Todas as demais candidaturas eram únicas, ou seja, não havia mais de um candidato disputando a mesma vaga.

Veja como ficou a formação da Mesa Diretora do Senado Federal: 

  • Presidente: Rodrigo Pacheco (DEM-MG);
  • 1° vice-presidente: Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB)
  • 2° vice-presidente: Romário (Podemos-RJ);
  • 1° secretário: Irajá (PSD-TO);
  • 2° secretário: Elmano Ferrer (Progressistas);
  • 3° secretário: Rogério Carvalho (PT-SE);
  • 4° Secretário: Weverton Rocha (PDT-MA).

Veja os suplentes eleitos: 

  • 1° suplente de secretário: Jorginho Mello (PL-SC);
  • 2° suplente de secretário: Luiz do Carmo (MDB-GO);
  • 3° suplente de secretário: Eliziane Gama (Cidadania-MA);
  • 4° suplente de secretário: Não houve candidatura.
Novo presidente

Rodrigo Pacheco (DEM-MG) foi eleito na tarde dessa segunda (1°/2). Em uma disputa onde três candidatos retiraram suas candidaturas horas antes da votação, a votação ficou polarizada entre o senador mineiro e Simone Tebet (MDB-MS).

Sem apoio do próprio partido que a lançou, Simone não conseguiu desbancar o favoritismo de Pacheco e obteve apenas 21 votos, enquanto o senador do Democratas somou 57 senadores.

Aos 44 anos, ele comandará o Senado Federal até 31 de janeiro de 2023. O senador mineiro era o candidato apoiado pelo ex-presidente Davi Alcolumbre (DEM-MG) e pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Com o resultado, o Democratas comandará a Mesa Diretora por mais dois anos.

0

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?