metropoles.com

Após Blumenau, deputada quer força tarefa da PF e CPI sobre ataques

Nesta quarta-feira, um ataque violento promovido por um homem deixou quatro crianças mortas e outras feridas numa creche em Blumenau (SC)

atualizado

Compartilhar notícia

Patrick Rodrigues/NSC total
tumulto em frente a creche em Blumenau (SC) - Metrópoles
1 de 1 tumulto em frente a creche em Blumenau (SC) - Metrópoles - Foto: Patrick Rodrigues/NSC total

Após o ataque a uma creche de Blumenau (SC) que deixou quatro crianças mortas, a deputada Luciene Cavalcante (PSOL-SP) enviou nesta quarta-feira (5/5) ao Ministério da Justiça um ofício no qual pede a articulação de um grupo de trabalho contra ataques violentos a escolas. A deputada também começou a recolher assinaturas para instaurar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) sobre o assunto.

O grupo de trabalho proposto pela deputada seria formado junto à Polícia Federal (PF), que ainda não possui órgão específico para identificar casos e grupos online. Os pedidos acontecem após, na manhã desta quarta, um homem invadir e matar quatro crianças numa creche na cidade catarinense. As vítimas teriam entre três e sete anos. Outras quatro pessoas ficaram feridas.

Diante do caso, a parlamentar solicita ao ministério comandado por Flávio Dino informações referentes às ações em conjunto com a Polícia Federal voltadas à investigação e prevenção de discursos de ódio de extremistas de direita, disseminadas pela internet a fim de prevenir e evitar futuros casos de ataques à comunidade escolar.

Dessa forma, é solicitada a criação de uma força-tarefa específica para o combate aos ataques às escolas. Somente neste ano, foram registrados dois ataques com mortes: em São Paulo (SP) e Blumenau (SC), com um e quatro vítimas, respectivamente. Em Monte Mor, também em 2023, um jovem com uma suástica no braço jogou bombas contra uma escola, mas não deixou feridos.

Ela cita o relatório O extremismo de direita entre adolescentes e jovens no Brasil: ataques às escolas e alternativas para a ação governamental, que aponta como uma causas dos ataques a disseminação via internet de discursos de ódio de extremistas de direita e jogos online.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?