Na tarde desta quinta-feira (12/8), a vice-presidente e ministra de Relações Exteriores da República da Colômbia, Marta Lucia Ramirez, enfatizou a posição do país contra “rupturas democráticas”. A fala aconteceu após um almoço com o vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB) e com o ministro das Relações Exteriores, Carlos França, dois dias após um desfile de tanques militares na Esplanada dos Ministérios.
“Temos que rechaçar a ruptura da democracia em qualquer país latino-americano. Quando um rompe com a democracia isso afeta a todos nós”, disse a vice-presidente.
A declaração veios dois dias após desfile de veículos blindados, armamentos e outros equipamentos da Força de Fuzileiros da Esquadra. Cerca de 40 blindados, caminhões e tanques desfilaram em frente ao Palácio do Planalto, em Brasília.
Treinamento
Segundo a Marinha, o comboio partiu do Rio de Janeiro e passou pela capital federal, a caminho do Campo de Instrução de Formosa (CIF).
No Palácio do Planalto, foram entregues convites ao chefe do Executivo federal e ao ministro da Defesa, Walter Souza Braga Netto, para comparecerem à Demonstração Operativa, que ocorrerá no dia 16 de agosto, em Formosa.
A Operação Formosa é o maior treinamento militar da Marinha no Planalto Central. Este ano, o evento contará também com a participação do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira. Serão mais de 2,5 mil militares das três Forças.