metropoles.com

Ao lado de Reguffe, Leila e Izalci reforçam a bancada do DF no Senado

Apesar da proximidade física, os três congressistas devem caminhar separados, principalmente na escolha do novo presidente da Casa

atualizado

Compartilhar notícia

Michael Melo/Metrópoles
Cerimônia de posse no Senado
1 de 1 Cerimônia de posse no Senado - Foto: Michael Melo/Metrópoles

Entre os 54 senadores que assumem seus mandatos nesta sexta-feira (1º/2), havia dois representantes do Distrito Federal. Os estreantes no Senado Federal Leila Barros (PSB) e Izalci Lucas foram alguns dos primeiros a ocuparem suas cadeiras no plenário da Casa. Os dois trabalharão ao lado do já senador José Antônio Reguffe (sem partido) durante as sessões deliberativas.

Apesar da proximidade física, os três congressistas devem caminhar separados, principalmente na escolha do novo comandante da Câmara Alta do Parlamento brasileiro.

Reguffe é candidato à presidência, mas não deve ter adesão dos colegas de bancada. Izalci seguirá o voto de acordo com a orientação do PSDB. Leila acompanhará o PSB nas votações.

A socialista tem sido orientada e aconselhada pelo ex-governador do DF Rodrigo Rollemberg (PSB), que também prestigiou a posse na Casa e atuará, neste ano, na liderança de seu partido no Congresso Nacional. Ex-senador pelo DF, agora Rollemberg participa da sessão com a credencial de servidor efetivo da Casa.

Durante a cerimônia de posse no Senado Federal, o senador Izalci teve a companhia da família. Ele foi fotografado ao lado da esposa, Ivone Fernandes, e de sua neta. Mais cedo, o representante do DF disse à Agência Senado que seu mandato será em torno da melhoria da educação e da saúde. Ele destacou a importância de diminuir o Estado e de aprovar as reformas tributária e da previdência.

Veja imagens:

0

 

Já instalado no Senado Federal, o tucano Izalci Lucas herdou do ex-senador mineiro Aécio Neves (PSDB-MG) o disputado gabinete. O desejo pelo local tem motivo: ele ocupa todo o 11º andar do Anexo I do Senado Federal, uma das melhores vistas de Brasília.

Suplentes
Não apenas os senadores empossados pelo DF, Leila e Izalci, participam da solenidade oficial para o início da legislatura. Os suplentes dos novos integrantes da Casa também marcam presença: a ex-secretária de Planejanento do DF Leany Lemos (PSB), que assume a vaga no caso de afastamento de Leila, e o empresário Luís Felipe Belmonte (PSDB), que pode substituir Izalci em caso de impossibilidade do titular. Felipe é marido da deputada federal recém-empossada Paula Belmonte (PPS).

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?