metropoles.com

“Amor à pátria”: Bolsonaro quer tirar brasão do Mercosul de passaporte

Iniciativa consta no documento que apresenta medidas a serem cumpridas nos 100 primeiros dias da nova administração federal

atualizado

Compartilhar notícia

MARCELO CAMARGO/ AGÊNCIA BRASIL
passaporte
1 de 1 passaporte - Foto: MARCELO CAMARGO/ AGÊNCIA BRASIL

O presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), quer retirar do passaporte brasileiro o brasão do Mercosul e adotar o Brasão da República no documento usado para identificar cidadãos e viagens ao exterior. A informação foi apresentada nesta quarta-feira (23/1) em documento que pontua medidas a serem realizadas nos 100 primeiros dias do governo Bolsonaro.

Segundo o texto, o objetivo é “fortalecer a identidade nacional e o amor à Pátria”. A medida está entre as duas ações listadas pelo Ministério das Relações Exteriores como prioritárias para o início do governo. A outra é a redução tarifária do Mercosul.

“Aperfeiçoar instrumentos favoráveis ao setor produtivo por meio de redução tarifária e dinamização da agenda externa. Mais exportações e barateamento dos insumos e de produtos e serviços para o cidadão”, diz o documento.

A relação com o Mercosul se tornou uma incógnita depois de o ministro da Economia, Paulo Guedes, ter dito logo após a vitória de Bolsonaro que o bloco não seria prioridade.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações