metropoles.com

Alcolumbre pede investigação de fraude na eleição da Mesa do Senado

Além do voto a mais, duas cédulas estavam fora dos envelopes. A votação foi anulada e o novo senador foi eleito em segundo pleito

atualizado

Compartilhar notícia

Moreira Mariz/Agência Senado
Davi Alcolumbre (DEM-AP)
1 de 1 Davi Alcolumbre (DEM-AP) - Foto: Moreira Mariz/Agência Senado

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), pediu que o corregedor da Casa, senador Roberto Rocha (PSDB-MA), apure a fraude na eleição da Mesa Diretora, no último sábado (2/2). Embora estivessem presentes os 81 senadores, na urna de votação, foram colocados 82 votos na eleição para a presidência da Casa.

Além do voto a mais, duas cédulas estavam fora dos envelopes. A votação foi anulada, e Alcolumbre foi eleito em um segundo pleito.

A investigação deve seguir as regras contidas no Ato do Corregedor 1/2018, que regulamenta os procedimentos da Corregedoria Parlamentar. O órgão é responsável no Senado por promover a manutenção do decoro, da ordem e da disciplina, incluindo questões referentes à segurança interna e externa da instituição.

Após a investigação, o corregedor poderá arquivar o fato, encaminhar à Comissão de Ética e Decoro Parlamentar, caso a apuração constate descumprimento do Código de Ética, ou encaminhar à autoridade administrativa competente para adoção das sanções cabíveis, quando a conduta punível não for atribuída ao senador.

Compartilhar notícia