metropoles.com

AGU recorre de nova suspensão de nomeação de Moreira Franco

Mais uma vez, contra a decisão de uma juíza do Rio de Janeiro que suspendeu nesta quinta-feira (9) a nomeação de Moreira Franco

atualizado

Compartilhar notícia

Elza Fiúza/Agência Brasil
moreira 2
1 de 1 moreira 2 - Foto: Elza Fiúza/Agência Brasil

A Advocacia-Geral da União (AGU) informou na tarde desta quinta-feira (9/2) que recorreu ao Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2) contra a decisão de uma juíza do Rio de Janeiro que suspendeu nesta quinta-feira (9) a nomeação de Moreira Franco para o cargo de ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República. Outra decisão com o mesmo teor tinha sido expedida ontem por um juiz do Distrito Federal, mas já foi derrubada pela AGU.

A juíza Regina Coeli Formisano, da 6ª Vara Federal no Rio de Janeiro, expediu hoje (9) uma nova decisão liminar para suspender a nomeação de Moreira Franco, em atendimento a ação popular aberta por um advogado. A magistrada entendeu que o ato teve como objetivo assegurar prerrogativa de foro a Moreira Franco, que seria citado em uma delação no âmbito da Operação Lava Jato como envolvido em casos de corrupção.

“Não há nada nos autos que dê a mínima pista de que o ato presidencial visava obstruir a Justiça ou criar embaraços para a Operação Lava Jato. São ilações sem qualquer lastro nos fatos e nas evidências”, afirmou a AGU no recurso. Moreira Franco foi empossado como ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República na semana passada.

Segundo caso
Outra decisão judicial que suspendia a nomeação de Moreira Franco foi derrubada na manhã desta quinta-feira pelo presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), Hilton Queiroz. Esta determinação, no entanto, não recai sobre a 6ª Vara Federal do Rio de Janeiro, que está subordinada a outra jurisdição, a do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2).

A nomeação de Moreira Franco como ministro também é alvo de questionamentos no Supremo Tribunal Federal (STF), onde os partidos Rede Sustentabilidade e PSOL, de oposição ao governo, entraram com pedidos de liminar para suspendê-la. As ações foram distribuídas para relatoria do ministro Celso de Mello, que disse que as julgará até amanhã (10).

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?