metropoles.com

Acordo sobre Itaipu será revisado “em contexto positivo”, diz ministro

Bento Albuquerque participou de cerimônia de posse do novo diretor-geral brasileiro de Itaipu. Acordo com o Paraguai será revisto em 2023

atualizado

Compartilhar notícia

Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Bento Albuquerque, ministro de Minas e Energia
1 de 1 Bento Albuquerque, ministro de Minas e Energia - Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, disse nesta terça-feira (22/2) que a revisão do acordo da usina hidrelétrica Itaipu Binacional, entre Brasil e Paraguai, será realizada “em contexto positivo”. A revisão do tratado está prevista para o ano de 2023, 50 anos após a implementação.

“Essa revisão será realizada em contexto positivo, graças ao êxito de esforços envidados ao longo de meio século para garantir a quitação das dívidas relativas à construção do empreendimento”, justificou Bento em discurso na cerimônia de posse do novo diretor-geral brasileiro da Itaipu.

Segundo o ministro, o custo desse empréstimo chegou a representar mais da metade do preço da energia de Itaipu e os dois países se beneficiarão pela primeira vez da energia de Itaipu sem custos adicionais.

Há expectativa de que a quitação da dívida alivie as tarifas de energia a partir de 2023, ajudando a conter a inflação.

Bento Albuquerque ainda afirmou que o governo Bolsonaro se prepara tecnicamente para a revisão desde o início da gestão Jair Bolsonaro (PL).

Troca de comando na Itaipu

A direção-geral brasileira de Itaipu passou de João Francisco Ferreira para o almirante Anatalicio Risden Junior. A solenidade ocorreu no Palácio do Itamaraty, em Brasília, nesta terça.

Também estavam presentes no evento o presidente Jair Bolsonaro (PL), a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, e os ministros das Relações Exteriores, Carlos Alberto França, e da Casa Civil, Ciro Nogueira.

O almirante Risden assume o cargo de diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional após ocupar a função de diretor financeiro executivo da empresa. O militar será o 15º diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional.

Localizada na fronteira do Brasil com a Paraguai, a usina hidrelétrica de Itaipu produz mais de 75 milhões de megawatts/hora de energia elétrica por ano. É considerada a maior produtora de energia elétrica do mundo e supre 12% de toda a demanda de energia elétrica do Brasil e mais de 90% da demanda do Paraguai.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?