metropoles.com

Bolsonaro chama Andrade Gutierrez de “empresa fantástica”

Sem citar diretamente envolvimento em casos de corrupção, presidente disse esperar que grandes empreiteiras se recuperem

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Presidente Jair Bolsonaro
1 de 1 Presidente Jair Bolsonaro - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O presidente Jair Bolsonaro (PL) fez nesta terça-feira (22/2) uma referência elogiosa à empreiteira Andrade Gutierrez, denunciada por envolvimento em casos de corrupção com o governo federal pela Operação Lava Jato.

Sem citar explicitamente a operação, Bolsonaro lembrou que o consórcio para construção da obra da usina hidrelétrica Itaipu Binacional foi liderado pela construtora e disse desejar que, em breve, as grandes empreiteiras estejam recuperadas e trabalhando pelo Brasil.

As declarações foram dadas na cerimônia de posse do novo diretor-geral brasileiro da Itaipu. Em discurso, Bolsonaro elogiava as obras de infraestrutura promovidas no Paraná e com ligação com a usina hidrelétrica. Segundo ele, Itaipu representa uma espécie de secretaria no estado, “porque também gera obras na região”.

“Esse consórcio no passado foi liderado pela nossa Andrade Gutierrez, empresas fantásticas. E a gente espera que brevemente todas as nossas grandes empreiteiras estejam recuperadas e trabalhando pelo nosso Brasil”, disse o presidente.

A Lava Jato revelou que empresas do ramo da construção civil pagavam propina a políticos em troca de contratos superfaturados financiados com verba pública.

Em 2021, o estado do Rio de Janeiro firmou acordo de leniência com a Andrade Gutierrez, orçado em R$ 66,5 milhões como compensação por ilicitudes cometidas pela empresa em obras públicas investigadas no âmbito da Operação Lava Jato.

Em 2018, a Controladoria-Geral da União (CGU) e a Advocacia Geral da União (AGU) firmaram outro acordo de leniência com a Andrade Gutierrez para que a empreiteira faça ressarcimento à Eletrobras. A companhia elétrica receberá quase R$ 140 milhões para compensar prejuízos causados pela empreiteira decorrentes do esquema de corrupção apurado pela Lava Jato.

Troca de comando na Itaipu

O comando brasileiro da direção-geral de Itaipu passou de João Francisco Ferreira para o Almirante Anatalicio Risden Junior. A solenidade ocorreu no Palácio do Itamaraty, em Brasília (DF).

Risden assume o cargo de diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional após ocupar o cargo de diretor financeiro executivo da empresa. O Almirante será o 15º diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional.

Localizada na fronteira do Brasil com a Paraguai, a usina hidrelétrica de Itaipu produz mais de 75 milhões de megawatts/hora de energia elétrica por ano. É considerada a maior produtora de energia elétrica do mundo e supre 12% de toda a demanda de energia elétrica do Brasil e mais de 90% da demanda do Paraguai.

Também estavam presentes no evento a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, e os ministros das Relações Exteriores, Carlos Alberto França, de Minas e Energia, Bento Albuquerque, e da Casa Civil, Ciro Nogueira.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?