metropoles.com

Reprovação de Bolsonaro sobe para 38%, segundo Datafolha

O Nordeste foi a região que mais aumentou o índice de rejeição no último levantamento. A aprovação ficou em 29%

atualizado

Compartilhar notícia

Andre Borges/Especial para o Metrópoles
Presidente Jair Bolsonaro no palacio da Alvorada
1 de 1 Presidente Jair Bolsonaro no palacio da Alvorada - Foto: Andre Borges/Especial para o Metrópoles

A reprovação do presidente Jair Bolsonaro (PSL) entre os brasileiros chegou a 38% neste mês de acordo com pesquisa Datafolha, publicada pelo jornal Folha de S.Paulo nesta segunda-feira (02/09/2019). Em julho, a proporção daqueles que desaprovavam o chefe do Executivo era de 33%.

Enquanto isso, a aprovação de Bolsonaro caiu dentro da margem de erro da pesquisa. Segundo o levantamento, passou de 33% em julho para 29% neste mês. A avaliação regular ficou estável: saiu de 31% para 30%.

Na última pesquisa, os brasileiros se dividiam em três partes iguais entre aqueles que consideravam o presidente ótimo ou bom, regular e ruim ou péssimo. O Nordeste foi a região que mais subiu o índice de rejeição no último levantamento. O número daqueles que desaprovam Bolsonaro aumentou de 41% em julho para 52% agora.

A região Sul, considerada um reduto bolsonarista, também teve um aumento entre aqueles que consideram o governo ruim ou péssimo: saiu de 25% para 31% neste mês. Outra perda considerável de apoio está entre a população mais rica, com renda mensal acima de 10 salários mínimos. A aprovação de Bolsonaro despencou de 52% para 37% neste mês.

A pior avaliação do presidente fica entre a classe com renda mais baixa, que ganha até dois salários mínimos. Entre esse grupo, 22% aprovam Bolsonaro.

O índice de desconfiança no chefe do Executivo ficou em 44% segundo o Datafolha. Já 36% confiam eventualmente e 19%, sempre. Entre aqueles que acreditam que Bolsonaro não se comporta conforme o cargo, o número subiu de 25% para 32%.

Bolsonaro, no entanto, apresenta bom desempenho entre aqueles que votaram nele no segundo turno das Eleições 2018. Ao todo, 57% desse grupo avalia o presidente como ótimo ou bom.

Os dados da pesquisa mostram que Bolsonaro continua como o presidente mais mal avaliado no primeiro mandato, levando em conta os governos de Fernando Henrique Cardoso, Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff.

O Datafolha ouviu 2.878 pessoas com mais de 16 anos em 175 municípios brasileiros.

Compartilhar notícia