metropoles.com

PT solta nota em repúdio à transferência de Lula: “Perseguição”

A Justiça Federal autorizou a transferência do petista de Curitiba para São Paulo

atualizado

Compartilhar notícia

Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles
Luiz Inácio Lula da Silva durante evento do PT em Brasília. – Brasília(DF), 24/04/2017
1 de 1 Luiz Inácio Lula da Silva durante evento do PT em Brasília. – Brasília(DF), 24/04/2017 - Foto: Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

O Partido dos Trabalhadores (PT), sigla do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, publicou nota em repúdio à transferência do petista da carceragem da Polícia Federal em Curitiba para São Paulo, autorizada pela juíza substituta Carolina Lebbos, da 12ª Vara Federal de Curitiba, nesta quarta-feira (07/08/2019). Para os correligionário, trata-se de “perseguição” e “ilegalidade” do processo.

O petista está preso em Curitiba desde abril de 2018, quando foi condenado a 8 anos de cadeia no caso do triplex do Guarujá. Na decisão que autoriza a transferência, Carolina destaca os custos humanos e financeiros para manter o ex-presidente na Superintendência da Polícia Federal. Ele foi condenado pelos crimes de lavagem de dinheiro e corrupção passiva no âmbito da Operação Lava Jato e cumpre pena na sede da Superintendência da Polícia Federal.

Segundo o texto, a mudança de cárcere foi de exclusiva responsabilidade da Superintendência da Polícia Federal do Paraná, agindo como forma de retaliação à defesa de Lula. “A decisão da juíza Carolina Lebbos caracteriza mais uma ilegalidade e um gesto de perseguição a Lula, ao negar-lhe arbitrariamente as prerrogativas de ex-presidente da República e ex-Comandante Supremo das Forças Armadas”, destacou.

Além disso, a legenda insistiu que o ex-presidente seria “inocente” e estaria sofrendo uma “farsa judicial”. “Lula não deveria estar preso em lugar nenhum porque é inocente e foi condenado numa farsa judicial. Não deveria sequer ter sido julgado em Curitiba, pois o próprio ex-juiz Sergio Moro admitiu que seu processo não envolvia desvios da Petrobras investigados na Lava Jato”, diz trecho da nota.

Com a manifestação, o PT pede pela segurança pessoal do ex-presidente e pelo cumprimento dos direitos de Lula. O texto foi assinado pela dirigente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, pelo líder do PT na Câmara dos Deputados, Paulo Pimenta, e pelo líder do PT no Senado Federal, Humberto Costa.

A defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva também reclamou da decisão da juíza. O advogado Cristiano Zanin pede a suspensão da análise do pedido da Superintendência da Polícia Federal até o julgamento final do habeas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) – quando será analisado o pedido de nulidade da condenação do ex-presidente no caso do triplex do Guarujá.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?