metropoles.com

Previdência: relator admite atrasar parecer por um “entendimento”

“Se valer a pena esperar um dia, por que não? Quem sou eu para atrapalhar o processo?”, disse Samuel Moreira sobre inclusão de estados e municípios na reforma

atualizado

Compartilhar notícia

Antonio Cruz/ Agência Brasil
Samuel Monteiro, Previdencia Social, Economia
1 de 1 Samuel Monteiro, Previdencia Social, Economia - Foto: Antonio Cruz/ Agência Brasil

O relator da reforma da Previdência na comissão especial instalada na Câmara, Samuel Moreira (PSDB-SP), disse nesta quarta-feira (05/06/2019) que a entrega do parecer da PEC nº 06/2019 pode atrasar “se for pela construção de um entendimento” a respeito da inclusão de estados e municípios na reforma.

“Se eles [governadores e prefeitos] pedirem, se o presidente achar necessário, se a construção for para o entendimento, se valer a pena esperar um dia para o entendimento, por que não? Quem sou eu para atrapalhar esse processo? Pelo contrário: estou no processo de construção disso”, destacou o relator.

Isso porque o parecer estava previsto para ser lido até a próxima segunda-feira (10/06/2019). Mas devido à reunião dos governadores na terça-feira (11/06/2019), em Brasília, para discutir o assunto, Moreira admitiu que pode postergar o prazo.

Entretanto, afirmou ainda não ter sido notificado oficialmente a respeito do encontro dos governadores. Inicialmente, a expectativa de conclusão do texto era o dia 15 de junho. Mas o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), pediu celeridade no processo para tentar aprovar a proposta de emenda à Constituição em plenário ainda neste semestre.

Impasse e solução
“Há um impasse, temos que construir uma solução”, disse Samuel Moreira. Quando questionado se aceitaria um convite dos governadores para uma conversa na terça-feira (11/06/2019), Moreira afirmou que iria “com o maior prazer, a hora que fosse”, pontuou.

“Os governadores estão se mobilizando, têm um entendimento importante e os líderes e o presidente da Câmara também estão conversando. Vamos trabalhar bastante até segunda-feira”, acrescentou.

O relator se reuniu com a bancada do PSDB na liderança do partido na Câmara dos Deputados. Os últimos pontos para o relatório foram discutidos, a fim de atender às demandas dos colegas da sigla. Entre os assuntos comentados, estavam as regras de transição para servidores, a aposentadoria rural, o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e a aposentadoria de professores.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?