Presidente está “pronto para combate” e vai a Nova York, diz porta-voz

Presidente foi orientado pelos médicos a não permanecer todo o tempo sentado durante a viagem

Rafaela Felicciano/MetrópolesRafaela Felicciano/Metrópoles

atualizado 20/09/2019 11:21

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) foi liberado nesta sexta-feira (20/09/2019) pelos médicos para viajar aos Estados Unidos e participar do discurso de abertura da 74ª reunião da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas.

“Nosso presidente está pronto para o combate, com a viagem assegurada a Nova York no próximo dia 23”, informou o porta-voz da Presidência da República, general Otávio Rêgo Barros, após a avaliação.

Bolsonaro foi orientado pelos médicos a não permanecer todo o tempo sentado durante a viagem, caminhar pelo avião e alternar com períodos deitados na cama. As orientações são para prevenir riscos de complicações de circulação venosa. De acordo com os profissionais, o presidente está medicado com anticoagulantes para evitar riscos à circulação.

Ao retornar ao Alvorada, após a consulta, Bolsonaro parou na porta da residência oficial para cumprimentar e conversar com admiradores e com um grupo de crianças de uma escola de Ceilândia. O presidente tirou fotos e ainda brincou com os alunos ao perguntar sobre a origem da primeira-dama, Michelle Bolsonaro.

“A primeira-dama é de onde?”, perguntou o presidente. As crianças responderam: “Da Ceilândia”.

A avaliação médica desta sexta-feira (20/09/2019) foi a primeira desde o retorno do presidente a Brasília, na segunda-feira (16/09/2019). Por recomendação, o chefe do Executivo manteve a agenda no Alvorada.

Em mensagem divulgada por vídeo, o presidente adiantou que pretende reforçar na ONU a soberania do Brasil e ações de preservação ambiental desenvolvidas pelo governo.

Boletim médico
Nesta manhã, também foi liberado novo boletim médico. O documento informa que o presidente está em “excelentes condições clínico/cirúrgicas, tendo sido liberado para dieta leve”. Uma nova avaliação, de acordo com os profissionais, será feita em sete dias.

Nesta tarde, Bolsonaro participa da Solenidade de Sanção do Projeto de Lei de Conversão nº 21/2019 (MP da Liberdade Econômica). O evento está marcado para as 15h.

Boletim Médico Bolsonaro by Anonymous oC59lco on Scribd

Últimas notícias