metropoles.com

PGR abre investigação sobre vídeo de Gleisi à rede Al Jazeera

A presidente do PT fez uma gravação, nessa terça-feira (17/4), na qual afirma que Lula é um preso político e acusa a Justiça brasileira

atualizado

Compartilhar notícia

Eduardo Matysiak/Divulgação
gleisi hoffmann
1 de 1 gleisi hoffmann - Foto: Eduardo Matysiak/Divulgação

Após gravação feita pela presidente do PT, a senadora Gleisi Hoffmann (PR), para a TV Al-Jazeera, a Procuradoria-Geral da República (PGR) instaurou procedimento preliminar para analisar a possibilidade de abrir um inquérito sobre o caso. No vídeo, publicado nessa terça-feira (17/4), a congressista diz que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva é um preso político e acusa a Justiça brasileira. A informação é da coluna de Andreza Matais, do jornal O Estado de S. Paulo.

“Lula foi condenado por juízes parciais num processo ilegal. Não há nenhuma prova de culpa, apenas acusações falsas”, afirmou a senadora no vídeo. A petista termina convocando “todos e todas [do mundo árabe] a se juntarem na luta” para libertar o ex-presidente.

Gleisi ressaltou também que “Lula é um grande amigo do mundo árabe” e, em seu governo, o comércio com a região “se multiplicou por cinco”. “Ao longo da história, o Brasil recebeu milhões de árabes e palestinos, mas Lula foi o único presidente que visitou o Oriente Médio”, destacou ela.

A presidente do PT reforçou o discurso de que a prisão de Lula é a continuidade do “golpe” iniciado em 2016, com o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff. “Ela não cometeu nenhum crime, assim como Lula também não cometeu. É um preso político. Ele é inocente.”

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?