metropoles.com

Pesquisa CNT/MDA: Lula tem 37,3% dos votos e Jair Bolsonaro, 18,8%

Foram entrevistados 2.002 eleitores em 25 unidades da federação. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais

atualizado

Compartilhar notícia

SERGIO CASTRO/ESTADÃO
Lula e Haddad
1 de 1 Lula e Haddad - Foto: SERGIO CASTRO/ESTADÃO

A Confederação Nacional do Transporte (CNT) divulgou pesquisa de intenção de voto para presidente da República nesta segunda-feira (20/8). A consulta estimulada, realizada em agosto, mostra Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 37,3%, seguido por Jair Bolsonaro (PSL) com 18,8% e Marina Silva (Rede) com 5,6%.

Geraldo Alckmin (PSDB) vem na quarta colocação e soma 4,9%. Ciro Gomes, do PDT, atinge 4,1%, enquanto Alvaro Dias (Podemos) tem 2,7%. Guilherme Boulos (PSol) e João Amoêdo (Novo) somam 0,9% e 0,8%, respectivamente.

Em relação à consulta de maio, Lula (PT) e Bolsonaro (PSL) apresentaram o maior crescimento. O petista saltou de 32,4% para 37,3%. O militar da reserva aumentou de 16,7% para 18,8%.

Marina Silva caiu de 7,6% para 5,6%. Alckmin apresentou uma evolução tímida: de 4,0% para 4,9%. Ciro Gomes caiu de 5,4% para 4,1%.

Foram ouvidas 2.002 pessoas em 25 estados, com margem de erro de 2,2 pontos percentuais.

Transferência
O levantamento apontou a migração de votos de Lula caso o petista seja impedido de concorrer no pleito de outubro. Fernando Haddad (PT) é o maior beneficiado, com 17,3% dos votos do ex-presidente. Marina Silva (Rede) receberia 11,9%, enquanto Ciro Gomes (PDT) agregaria 9,6%. Jair Bolsonaro (PSL) captaria 6,2% e Geraldo Alckmin (PSDB) 3,7%.

Não houve consulta considerando Haddad, hoje vice de Lula, como cabeça de chapa. No entanto, a pesquisa indicou a importância do vice. Para 48,2% dos entrevistados, esta escolha é muito importante. Para 23,8%, a importância é média, enquanto 11,2% consideram pouco importante. Para 14%, o tema não tem importância.

Arte/Metrópoles

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?