metropoles.com

Pasta de Damares admite não ter estudo sobre “abstinência sexual”

Ministério da informou, por meio da Lei de Acesso à Informação, que não há pesquisas que comprovem a eficácia do método contraceptivo

atualizado

Compartilhar notícia

Michael Melo/Metrópoles
ministra Damares Alves
1 de 1 ministra Damares Alves - Foto: Michael Melo/Metrópoles

O Ministério da Mulher, Família e dos Direitos Humanos (MDH) admitiu, por meio da Lei de Acesso à Informação (LAI), que não existem estudos que comprovem a eficácia da “abstinência sexual“. A medida tem sido mencionada como aposta do governo no controle da gravidez na adolescência. A informação é da coluna do Guilherme Amado, da revista Época.

Segundo o colunista, a pasta informou que os os estudos “estão sendo aprofundados e a política pública está em construção”. Uma campanha publicitária sobre o “método contraceptivo” já está sendo preparada.

Sem sexo
O ministério defende que sejam adotadas novas políticas que estimulem os jovens a deixarem de fazer sexo.

Em dezembro, por exemplo, o MDH promoveu um evento na Câmara dos Deputados que contou apenas com a presença de defensores da abstinência — na maior parte pessoas religiosas — para falar sobre o tema.

Antes da revelação via LAI, a pasta chegou a dizer que foram usados como referência “estudos científicos e a normalização da espera como alternativa para iniciação da vida sexual em idade apropriada, considerando as vantagens psicológicas, emocionais, físicas, sociais e econômicas envolvidas, sem que isso implique críticas aos demais métodos de prevenção”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?