metropoles.com

Orçamento impositivo: após acordo, Congresso manterá vetos

Governo cedeu às demandas dos parlamentares e enviou nesta tarde três projetos de leis que regulamentam como recursos serão utilizados

atualizado

Compartilhar notícia

Após negociações com o governo federal e líderes partidários, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), confirmou, nesta terça-feira (03/03), que o Congresso Nacional manterá os vetos do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), ao orçamento impositivo.

O Executivo federal cedeu às demandas dos parlamentares e enviou nesta tarde três projetos de leis que regulamentam o orçamento impositivo. Alcolumbre afirmou que a ideia é votar os vetos ainda nesta noite, além das três propostas.

“[O envio dos projetos] é um sinal claro do governo ao Parlamento. Por isso temos a tranquilidade de manter o veto. Votar os PLNs [Projetos de Lei do Congresso Nacional] é fundamental, segundo o entendimento. O diálogo é fundamental”, destacou o senador. “O Congresso tem que fazer o gesto e acabar com essa polêmica, que não faz bem para o Brasil”, completou.

Assinaturas
Como se trata de alterações no Orçamento 2020, o pacote tem que ser analisado pela Comissão Mista do Orçamento (CMO) antes de ir a plenário. Segundo Alcolumbre, líderes coletam assinatura para o trâmite seja feito rapidamente e os relatores sejam designados durante a sessão.

“Líderes recolhem as assinaturas para ter a maioria absoluta na Câmara dos Deputados e no Senado Federal para que relatores sejam designados durante a sessão e fazerem a leitura dos relatórios e votar todos os PLNs e depois a cédula dos vetos”, acrescentou Alcolumbre.

Segundo o presidente do Senado, havia “muita dúvidas” referentes ao orçamento impositivo. Por isso, os projetos são para “fazer adequações” e regulamentar o orçamento impositivo. Para Alcolumbre, o governo teve um “compromisso assumido” de manter a obrigatoriedade da destinação das verbas.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?