Mourão vai aos EUA para palestra em Harvard e reunião com Mike Pence

Segundo o vice-presidente brasileiro, o encontro com o norte-americano será para que os dois "se conheçam"

Michael Melo/MetrópolesMichael Melo/Metrópoles

atualizado 04/04/2019 6:34

Depois de comandar o país enquanto o presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), cumpria missão oficial em Israel, o vice-presidente, general Hamilton Mourão (PRTB), embarca nesta sexta-feira (5/4) para os Estados Unidos, devendo permanecer por quatro dias em terras do Tio Sam. Mourão irá a Boston, onde participará de evento na Universidade de Harvard, e a Washington, para encontro com o vice-presidente norte-americano, Mike Pence.

Mourão deixará Brasília na manhã de sexta, com destino a Boston. Ao chegar, no fim da tarde no horário daquele país, o vice-presidente ficará hospedado em um hotel de luxo e participará de um jantar privado.

No sábado (6), o general participa de uma maratona de audiências com estudantes, empresários e representantes da comunidade brasileira, além de conceder entrevista ao professor e ex-ministro Roberto Mangabeira Unger. No domingo (7), ele ainda participa do Brazil Conference, em Harvard. No evento, organizado pela comunidade brasileira da universidade, Mourão vai falar sobre os primeiros 100 dias do governo de Jair Bolsonaro (PSL).

Além de Mourão, os presidenciáveis derrotados nas eleições de 2018, Ciro Gomes (PDT), Geraldo Alckmin (PSDB) e Henrique Meirelles (MDB); o ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso (PSDB); o ministro da Secretaria de Governo, Alberto Santos; o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Joaquim Levy; os governadores do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC), e de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo); a Procuradora-Geral da República (PGR), Raquel Dodge; e o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Roberto Barroso também participarão da conferência, que acontece entre os dias 5 e 7 de abril.

Três dias em Washington
Ainda no domingo, durante a tarde, Mourão segue para a capital dos Estados Unidos, Washington, onde ficará por mais três dias. Pouco após a chegada, ele será recebido na casa do embaixador brasileiro Sérgio Amaral para um jantar em sua homenagem. Na manhã seguinte, Mourão se reúne com o embaixador.

Durante a tarde da segunda-feira (8), ele deve encontrar Mike Pence, vice-presidente norte-americano, mas o local ainda não foi divulgado pela assessoria de imprensa. De acordo com o próprio vice-presidente brasileiro, o encontro será para que os dois “se conheçam” – o que ainda não foi possível. Também há a previsão de uma entrevista à imprensa e uma mesa-redonda na Câmara de Comércio dos Estados Unidos.

No último dia de Mourão na capital americana, as reuniões serão com senadores e outras autoridades governamentais daquele país, além de especialistas em geopolítica. Mourão deve retornar ao Brasil na quarta-feira (10).

Últimas notícias