metropoles.com

Juízes e integrantes do MP: Lei de Abuso é estímulo à impunidade

Segundo carta aberta assinada por associações, o projeto tira a “tranquilidade e a paz de espírito” dos magistrados

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução
martelo-juiz3
1 de 1 martelo-juiz3 - Foto: Reprodução

Em carta, entidades que integram a Frente Associativa da Magistratura e do Ministério Público (Frentas), representando mais de 40 mil juízes e integrantes do Ministério Público de todo o país, criticam a Lei de Abuso de Autoridade. Segundo os magistrados, o projeto revela-se “um estímulo e incentivo à impunidade e “fragiliza o sistema de Justiça do país”.

No documento, as entidades afirmam que são contra todo o tipo de abuso, incluindo os praticados por autoridades, mas são contra o projeto. “Não se pode concordar com a aprovação de uma lei que, em grande medida, além de corroer a independência do Judiciário e Ministério Público, fragiliza a atuação dos órgãos que integram o sistema de justiça”, diz trecho.

A lei de abuso só entra em vigor no próximo ano, mas as polêmicas tiveram início desde que a proposta começou a tramitar no Congresso.

Para as entidades de magistrados, o projeto “abre a porta da impunidade”. Eles argumentam que a medida atinge e inibe o poder-dever de investigar, processar e julgar autores de crimes e de infrações civis e trabalhistas, “sem o que não se sustenta uma sociedade democrática e fundada nos valores da democracia e da república”.

“Por certo, teremos magistrados e membros do Ministério Público sem tranquilidade e paz de espírito necessárias para aplicar da melhor forma o direito aos casos concretos que lhes sejam submetidos”, avalia o texto. As associações ainda “conclamam o apoio da sociedade brasileira” contra a lei.

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?