metropoles.com

Guedes leva “puxão de orelha” no Senado e se desculpa por irritação

Ministro da Economia passou por sabatina na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) e falou sobre a reforma da Previdência

atualizado

Compartilhar notícia

Igo Estrela/Metrópoles
Guedes CAE
1 de 1 Guedes CAE - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

A reunião da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) no Senado Federal, com a presença do ministro da Economia, Paulo Guedes, nesta quarta-feira (27/3), durou mais de cinco horas e foi recheada de questionamentos de parlamentares. Durante o encontro dos congressistas com o “guru” econômico de Jair Bolsonaro (PSL), houve momentos de tensão. No fim, Guedes pediu desculpas caso tenha ficado “irritadiço” e disse estar cansado.

Durante uma das respostas do ministro, um princípio de bate-boca se estabeleceu entre o economista e o presidente da CAE, senador Omar Aziz (PSD-AM). 

Guedes falava sobre pessoas que recebem “20 vezes mais do que um trabalhador”, mencionando a classe política. “Acho isso ruim, errado. A nossa proposta está reduzindo e fazendo convergir os ganhos dos empresários, da classe política, de quem tenha privilégios”, destacou.

Nesse momento, o ministro foi interrompido pela senadora Kátia Abreu (PDT-TO). “Por favor, posso falar? Por favor, a senhora terá seu horário”, disse Guedes. A parlamentar continuou tentando tomar a palavra. “A senhora tem de ter alguma disciplina”, retrucou o economista.

Aziz, presidente da comissão, não gostou da manifestação do ministro e soltou: “O senhor não vai atacar os senadores. O senhor adiou três vezes sua vinda aqui. Os senadores são os verdadeiros representantes da população. Quis que a senadora calasse a boca”. E Guedes respondeu: “Não usei a expressão cala a boca”.

“O senhor cometeu um equívoco. Nós não recebemos 30 vezes o salário de ninguém, nós estamos no teto [constitucional]. Os senadores se aposentam com R$ 5,5 mil, o máximo, e não 30 vezes acima da população brasileira. Agora, os militares, sim, aposentam com 30 vezes mais”, afirmou Kátia Abreu, quando conseguiu o direito à palavra.

Assista: 

 

Guedes finalizou sua participação em tom amigável. “Gente, quero pedir desculpas se em algum momento fiquei ‘irritadiço’. Ando muito cansado. A gente cansa também”, ponderou. “Senadora Kátia é brava. Quando ela levantou e partiu para cima, pela amor de Deus. Peraí! Senão ela me pega aqui e me dá um couro. Eu lamento, peço desculpas, acho que não fui ofensivo”, completou o ministro.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?