metropoles.com

Governo vai fazer apenas concursos “essenciais”, diz Bolsonaro

Presidente disse que o serviço público é um peso muito grande para o Brasil e novos certames só serão feitos se forem necessários

atualizado

Compartilhar notícia

Marcos Corrêa/PR
Bolsonaro com frente parlamentar
1 de 1 Bolsonaro com frente parlamentar - Foto: Marcos Corrêa/PR

Após o governo admitir que há uma trava para novos concursos públicos, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou, nesta segunda-feira (17/02/2020), que não pode ser irresponsável e abrir novos certames.

Segundo Bolsonaro, novos concursos só serão feitos caso sejam necessários. “Não é travar. É um peso muito grande o serviço público no Brasil. Vocês devem lembrar da promulgação da Constituinte, a quantidade de trens da alegria, isso inchou os quadros. Se não fizer algo, atuais servidores vão ficar sem receber lá na frente”, alertou o presidente ao deixar o Palácio da Alvorada.

Bolsonaro também defendeu a extinção de alguns cargos que, segundo ele, não cabem mais nos dias atuais, como a “função de datilógrafo”.

Nesta segunda-feira (17/02/2020), o jornal o Estado de S. Paulo mostrou que a equipe econômica do governo estuda travar novos concursos públicos para forçar uma aprovação da reforma administrativa no Congresso Nacional.

O texto, que ainda não foi enviado aos parlamentares, vai poupar os atuais servidores. Bolsonaro reforçou que quem atualmente está no funcionalismo público não vai “perder nada”. O presidente disse esperar que a reforma seja enviada o mais rápido possível.

Segundo ele, a proposta do governo está “madura”. Bolsonaro se reunirá com o ministro da Economia, Paulo Guedes, para tratar do assunto durante a tarde desta segunda-feira.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações