metropoles.com

Fechamento de fronteira aumenta tensão entre Brasil e Venezuela

Especialista em relações internacionais acredita que governo brasileiro deve ter reação retórica contra a medida de Nícolas Maduro

atualizado

Compartilhar notícia

Leandra Felipe/Agência Brasil/EBC
Venezuela
1 de 1 Venezuela - Foto: Leandra Felipe/Agência Brasil/EBC

A relação bilateral entre Brasil e Venezuela deve ficar ainda mais estremecida, após o comando do presidente Nicolás Maduro para que militares bloqueiem a fronteira entre os países. Esse é mais um desdobramento de uma relação que se deteriorou após a eleição do presidente Jair Bolsonaro (PSL).

A crise tende a se acentuar, explica o professor Juliano da Silva Cortinhas, doutor em Relações Internacionais da Universidade de Brasília (UnB). O especialista analisa que isso se deve ao fato de o Brasil ter deixado de adotar uma postura de neutralidade em relação ao comando político do país vizinho e passou a apoiar a reação norte-americana do presidente Donald Trump contra Maduro.

“O Brasil perdeu a capacidade de fazer o papel de condutor das relações. Apesar de o país ser o mais forte da América do Sul, não consegue comandar um relacionamento amigável entre as nações. A relação está se deteriorando muito rapidamente”, destaca o especialista.

Para Juliano, haverá uma reação brasileira. “Não será nenhuma atitude militar, como o envio de tropas. Mas o distanciamento e o acirramento da crise deve ficar ainda mais forte”, pondera, ao dizer que o enfrentamento militar seria o pior cenário. Na Venezuela, as Forças Armadas apoiam Maduro.

O professor critica a postura do governo venezuelano. “Ele tenta se sustentar numa situação muito fragilizada e tem tomado medidas cada vez mais extremas. O regime, com o passar dos últimos anos, abandonou a postura mais democrática em detrimento da força”, avalia.

O fechamento da fronteira impacta no recebimento de ajuda humanitária, organizada por líderes internacionais opositores a Maduro. O presidente venezuelano promete tomar medida semelhante contra a Colômbia. O Metrópoles entrou em contato com Ministério das Relações Exteriores (MRE), mas não obteve resposta – o Itamaraty deve divulgar nota ainda nesta quarta. O Palácio do Planalto não comentou o caso.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?