metropoles.com

Com ataques do governo ao Congresso, Maia ganha confiança de novatos

O presidente da Casa tem sido reconhecido por novatos como um líder que conduz pautas relevantes para o país e defende o Parlamento

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
rodrigo-maia
1 de 1 rodrigo-maia - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

No sexto mandato consecutivo como deputado federal, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), ganhou ainda mais notoriedade com o trabalho de articulação em uma Casa desconfiada das ações do governo federal da vez. Como o Palácio do Planalto comandado por Jair Bolsonaro (PSL) protagonizou diversos episódios de ataques ao Congresso Nacional, a imagem do deputado fluminense cresce entre os colegas, cada vez que reage às opiniões de integrantes do Executivo e desempenha um papel de líder entre os congressistas, sobretudo com os calouros, que significam 47% do grupo — maior índice de renovação desde a redemocratização.

Na pauta prioritária da gestão do presidente da República, a reforma da Previdência, Maia foi aclamado pelos parlamentares com a ampla vitória no plenário. Atribuíram a ele o crédito pela aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 6/2019 e a característica de um bom negociador, “de palavra”.

Após escolher os calouros Marcelo Ramos (PL-AM) para presidir a comissão especial que tratou da Previdência e Felipe Francischini (PSL-PR) para ocupar o mesmo cargo na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), Maia sinalizou abertura para manter o canal de diálogo aberto com os deputados de primeiro mandato.

O amazonense, que conduziu os trabalhos de análise da PEC para enviá-la ao plenário, elogia a liderança exercida por Maia e ressalta o comprometimento do presidente da Casa com o regimento interno, com a independência entre os Poderes e “com a democracia”.

Ramos foi pessoalmente cumprimentar o deputado após o encerramento da tramitação da reforma, no fim do segundo turno. “Não dá para não reconhecer que a Câmara assumiu o protagonismo de fazer a matéria andar, de blindar a matéria das crises com o governo”, disse, em relação à condução de Maia.

Outro novato, Alexandre Frota (PSL-SP), por sua vez, criou uma relação próxima com o deputado depois que passou a coordenar a bancada do PSL na comissão especial. Isso porque ele mantinha reuniões frequentes com a equipe econômica do governo e com Maia. Inclusive, foi diversas vezes à residência oficial, mesmo sem exercer cargo formal de liderança. À reportagem, ele mostrou um áudio em que Maia fala sobre o trabalho dele como parlamentar.

“O Frota pra mim é uma surpresa. (…) rapidamente compreendeu a importância do diálogo sem abrir mão da sua forma de comunicar com suas bases eleitorais. Esse perfil não era o perfil que alguém imaginava, mas tem sido o principal articulador do PSL”, disse Maia.

Liderança
Atuante na campanha de Maia para a Presidência da Casa, Luís Miranda (DEM-DF) é colega de partido do deputado fluminense. “Por conta do meu conhecimento de internet, redes sociais e comunicação digital, ele me chamou para colaborar com a campanha dele. Passei a conhecer outro Rodrigo Maia, que eu já admirava”, disse.

Miranda conta que quando Maia estabelece a relação de confiança com algum parlamentar, permite que ele participe dos trabalhos de comissão, de reuniões das quais geralmente só participam líderes partidários e de conversas avançadas sobre as pautas. “Pouco a pouco tenho aprendido muito ao lado dele”, acrescentou.

Para o analista político Creomar de Souza, a dificuldade que o governo Bolsonaro criou para construir uma boa relação com os parlamentares fez com que o colegiado encontrasse em Maia a figura de líder. A falta de estratégia de diálogo do Executivo com o Parlamento, segundo o especialista, tem se fortalecido pelo papel de articulação de Maia. “Tem o fator da renovação, mas, sobretudo, tem o papel que o presidente da Casa representa, de quem vai ditar o caminho das pedras e dizer qual a postura que um congressista tem que ter”, finalizou.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?