metropoles.com

Bolsonaro vê “babaquice” da PF e quer que novo diretor seja Moro F.C.

Presidente afirmou que comando da corporação precisa dar uma arejada. No entanto, não há nenhuma previsão de troca na direção-geral

atualizado

Compartilhar notícia

JP Rodrigues/Metrópoles
Presidente Jair Bolsonaro fala na saída do Palácio da Alvorada
1 de 1 Presidente Jair Bolsonaro fala na saída do Palácio da Alvorada - Foto: JP Rodrigues/Metrópoles

O comando da Polícia Federal (PF) precisa dar uma “arejada”, segundo o presidente Jair Bolsonaro (PSL). O chefe do Executivo chamou de “babaquice” a reação de integrantes da corporação às recentes declarações sobre trocas em superintendências e na diretoria-geral. “Essa turma [que dirige a PF] está lá há muito tempo, tem que dar uma arejada”, disse em entrevista à Folha de S. Paulo, publicada nesta quarta-feira (04/09/2019).

Bolsonaro afirmou que teve uma conversa com o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, sobre uma possível mudança na direção da PF. “Está tudo acertado com o Moro, ele pode trocar [o diretor-geral, Maurício Valeixo] quando quiser”, afirmou. A corporação é subordinada ao ministro.

“Mais difícil é trocar de esposa. Eu tive uma conversa a dois com o Moro…[O diretor-geral] tem que ser Moro Futebol Clube, se não, troca. Ninguém gosta de demitir, mas é mais difícil trocar a esposa. Eu demiti o Santos Cruz, com quem tinha uma amizade de 40 anos”, disse, referindo-se à saída do ex-ministro da Secretaria de Governo.

Apesar da insatisfação, Bolsonaro indicou que não há, até o momento, nenhuma definição sobre prazo para a troca na direção da PF. Contudo, o presidente não negou que o nome do delegado Anderson Gustavo Torres, atual secretário de Segurança do Distrito Federal, seja o favorito.

Em agosto, o mandatário brasileiro entrou em uma polêmica com o superintendente da PF no Rio de Janeiro, Ricardo Saadi. Bolsonaro afirmou que substituiria o delegado por problemas de “gestão e produtividade”. Na última sexta-feira (30/08/2019), a saída de Saadi foi confirmada com publicação de despacho no Diário Oficial da União. O delegado Tácio Muzzi assumiu o cargo interinamente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?