metropoles.com

Bolsonaro se reúne com caciques do Centrão pela reforma da Previdência

No primeiro dia de despachos no Planalto após a volta de Israel e efeito CCJ, presidente conversa com Alckmin, Kassab, Jucá e ACM Neto

atualizado

Compartilhar notícia

Michael Melo/Metrópoles
Bolsonaro sai do palacio do alvorada para viagem oficial a Israel
1 de 1 Bolsonaro sai do palacio do alvorada para viagem oficial a Israel - Foto: Michael Melo/Metrópoles

No primeiro dia de expediente no Palácio do Planalto após ao voltar ao Brasil, o presidente Jair Bolsonaro (PSL) despacha com ministros, senadores e deputados para dar musculatura à corrida pela aprovação da reforma da Previdência, após uma quarta-feira (3/4) de derrota. Ao menos seis presidentes de partidos se encontraram com o pesselista.

Responsável pela articulação política do Planalto, o ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, coordenará nesta quinta-feira (4) as reuniões com os caciques partidários Marcos Pereira (PRB), Gilberto Kassab (PSD), Geraldo Alckmin (PSDB), Ciro Nogueira (PP), ACM Neto (DEM) e Romero Jucá (MDB).

Essa é mais uma investida de Bolsonaro para costurar o apoio à reforma. O presidente quer agregar os líderes do Centrão à base aliada de apoio às modificações das regras da aposentadoria. Os encontros acontecem um dia após o ministro da Economia, Paulo Guedes, defender as mudanças na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara.

Na Câmara, o clima esquentou e Guedes repetiu a importância e a urgência de se aprovar a reforma. Ao todo, parlamentares questionaram o ministro por mais de seis horas. Ele admitiu que o Congresso pode fazer mudanças no texto, mas ainda manteve o discurso de que o projeto deve ser desidratado o mínimo possível para manter o foco de reduzir privilégios como também pôr nos eixos as contas públicas.

No começo da semana, Guedes recebeu na sede da pasta, na Esplanada dos Ministérios, mais de 20 parlamentares. O ministro intensificou o corpo a corpo com o Congresso a pedido de Bolsonaro, que estava em Israel.

Na articulação governista, o presidente recebe os ministros da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina. Na pauta, a tramitação do pacote anticrime e as negociações com ruralista pela Previdência.

Ronaldo Caiado, governador de Goiás, também estará no Palácio do Planalto. Ele completa a lista de ao menos 10 compromissos oficiais do presidente divulgados pela Casa Civil.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?