metropoles.com

Bolsonaro retira pedido de urgência para Congresso votar PL das armas

A medida foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (14/08/2019). Solicitação foi feita em junho pelo presidente

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Jair-Bolsonaro11
1 de 1 Jair-Bolsonaro11 - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), retirou o pedido de urgência para votar o Projeto de Lei nº 3.723/2019, que trata da posse e do porte de armas de fogo. A solicitação foi feita em 25 de junho, com o envio da proposta ao Congresso Nacional.

A decisão de Bolsonaro, publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (14/08/2019), foi tomada após um acordo com o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ). Isso porque o pedido poderia atrapalhar o trâmite das pautas do governo na Casa.

“Solicita ao Congresso Nacional que seja considerada sem efeito e, portanto, cancelada a urgência pedida para o Projeto de Lei nº 3.723, de 2019, enviado ao Congresso Nacional com a Mensagem nº 264, de 25 de junho de 2019”, informa a Presidência da República no DOU.

O pedido de urgência dispensa os parlamentares de algumas formalidades no trâmite das matérias. Além disso, a proposta passa a ter prioridade e pode trancar a pauta de votações depois de 45 dias.

O PL de Bolsonaro altera a Lei nº 10.826, de 22 de dezembro de 2003, o Estatuto do Desarmamento. O governo enviou o projeto de lei após sofrer derrotas no Congresso. O Parlamento rejeitou os polêmicos decretos do chefe do Executivo nacional que tentavam ampliar o acesso de várias categorias à posse de armas e modificar o porte.

No dia 18 de junho, o Senado derrubou os decretos por 47 votos contrários e 28 a favor.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?