metropoles.com

Bolsonaro quer fatiar reforma da Previdência: “É menos difícil”

De acordo com o presidente eleito, primeira proposta a ser avaliada deverá ser a idade mínima para aposentadoria

atualizado

Compartilhar notícia

Agência Brasil
Fotografia colorida do INSS
1 de 1 Fotografia colorida do INSS - Foto: Agência Brasil

O presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), avalia fatiar as propostas para reformar a Previdência Social. A informação foi confirmada por ele mesmo em entrevista a jornalistas na tarde desta terça-feira (4/12), logo após deixar o gabinete de transição governamental, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em Brasília. De acordo com Bolsonaro, a ideia é iniciar as discussões sobre mudanças relativas à idade mínima para aposentadoria.

“Pode ser fatiada, sim. Está forte a tendência de começar pela idade. É menos difícil [de aprovar]”, disse.

Na visão de Bolsonaro, a proposta de reforma da Previdência deve ser ideal o suficiente para não travar na Câmara e ou no Senado. Foi o que aconteceu com a proposta defendida pelo presidente Michel Temer. Bolsonaro disse que a ideia é “aumentar dois anos para todo mundo“.

“A questão da idade é o mais buscado. Nós devemos sim apresentar uma Proposta de Emenda à Constituição, a começar a reforma pela Previdência pública e com chance de ser aprovada. Não adianta ter uma proposta ideal que vai ficar na Câmara ou no Senado. O prejuízo seria muito grande”, declarou.

De acordo com Bolsonaro, “atacar privilégios” deverá ser um dos focos para reformar a Previdência Social. “Começar com a idade, atacar privilégios e tocar essa pauta para frente. A Previdência é uma realidade, cresce ano após ano e não podemos deixar o Brasil chegar a uma situação que chegou a Grécia”, afirmou.

Integral, só de 65 anos para cima
Segundo a proposta de reformulação da Previdência elaborada pela equipe de Bolsonaro, servidores públicos que ingressaram na carreira antes de 2003 só poderão se aposentar com salários integrais e tendo direito ao mesmo reajuste que os ativos (paridade) se atingirem idade mínima de 65 anos.

A medida, no entanto, não afetaria quem está na ativa e já atingiu os requisitos mínimos para aposentadoria, uma vez que teria direito adquirido. No entanto, ainda não está definido se haverá diferença de idade para aposentadoria de homens e de mulheres. O futuro ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, afirmou nessa segunda-feira (3/12) que a ideia do novo presidente é fazer a reforma da Previdência sem correria, sem remendo, “um modelo que dure 30 anos”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações