metropoles.com

Bolsonaro faz apelo à bancada do MDB: “Vamos jogar juntos”

Em discurso no gabinete de transição governamental, presidente eleito disse não ter “vaidade nenhuma” no relacionamento com emedebistas

atualizado

Compartilhar notícia

Igo Estrela/Metrópoles
131118 IE stm recebe Jair Bolsonaro em visita institucional 009
1 de 1 131118 IE stm recebe Jair Bolsonaro em visita institucional 009 - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O presidente eleito, Jair Bolsonaro, pediu união a parlamentares do MDB durante encontro com a bancada do partido na tarde desta terça-feira (4/12). Em discurso no gabinete de transição governamental, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), Bolsonaro disse não ter “vaidade nenhuma” no relacionamento com os emedebistas.

“Nesse momento que estamos aqui, fica o meu apelo, uma palavra de amizade que lanço a todos vocês aqui: vamos jogar juntos. Não existe vaidade nenhuma da minha parte”, disse Jair Bolsonaro.

Em outro momento da reunião, o presidente eleito disse que seu corpo ministerial terá voz em seu governo. “Nós não temos mais tempo a perder. Estamos montando um ministério que todos os ministros vão começar a existir”, declarou.

“Independência ativa” e candidatos à Presidência da Câmara
Até o momento, o MDB tem um representante no primeiro escalão do governo Bolsonaro. É Osmar Terra, que chefiará o Ministério da Cidadania. Deputado federal reeleito, o emedebista foi ministro do Desenvolvimento Social do governo de Michel Temer.

Líder do MDB na Câmara, Baleia Rossi (SP) reafirmou o discurso de Bolsonaro sobre a escolha de Terra para o ministério. O emedebista disse que o partido apoiou a decisão para a Cidadania, mas a indicação foi feita por uma frente parlamentar temática.

“O presidente Bolsonaro agiu corretamente ao dialogar com a sociedade e com as frentes parlamentares a formação de seu governo. Esse foi o compromisso que ele assumiu durante a sua campanha. Se ele fizesse diferente, já começaria a transição desonrando um compromisso”, declarou o emedebista.

Na última segunda-feira (3/12), o MDB afirmou que vai manter uma “independência ativa” e, em curto prazo, não fará nem oposição nem será base do futuro governo. “A partir de 1º de janeiro, o MDB manterá uma independência ativa. Apoiando medidas que buscam o crescimento do país, gestão eficiente e responsabilidade fiscal”, diz uma das mensagens publicadas pelo partido no Twitter.

O MDB tem dois pré-candidatos à Presidência da Câmara: Fábio Ramalho (MG) e Alceu Moreira (RS). O mineiro foi ao encontro munido com queijos e doces para presentear Bolsonaro.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?