metropoles.com

Bolsonaro faz novo encontro com embaixador de Israel

Presidente eleito e seu filho Eduardo sinalizaram, mais de uma vez, com a transferência da embaixada brasileira de Tel Aviv para Jerusalém

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação
bolsonaro israel_
1 de 1 bolsonaro israel_ - Foto: Divulgação

O presidente eleito, Jair Bolsonaro, recebeu o embaixador de Israel, Yossi Shelley, na residência oficial da Granja do Torto na manhã desta quarta-feira (28/11). Esse é o segundo encontro entre Bolsonaro e Shelley desde as eleições. A visita contou com a participação do ministro das Relações Exteriores (MRE), Ernesto Aráujo, do chefe do Gabinente de Segurança Institucional (GSI), general Augusto Heleno, e de Flávio Bolsonaro, filho do presidente.

Bolsonaro e o filho Eduardo sinalizaram, mais de uma vez, com a transferência da embaixada brasileira em Israel de Tel Aviv para Jerusalém. Caso a mudança se confirme, o país repetirá o gesto da Guatemala e dos Estados Unidos. Eduardo afirmou um dia antes do novo encontro do presidente eleito com o embaixador israelense não haver incerteza sobre a mudança, mas não soube precisar datas para a troca ser realizada. “A questão não é perguntar se vai, a questão é perguntar quando será [a mudança]”, comentou.

A questão da localização das embaixadas em Israel é particularmente sensível. O Estado judeu considera toda a cidade de Jerusalém como sua capital, enquanto os palestinos desejam tornar Jerusalém Oriental a capital do seu futuro Estado. Para a comunidade internacional, o status da Cidade Santa deve ser negociado por ambas as partes e as embaixadas não devem se estabelecer lá até que um acordo seja alcançado.

A mudança contraria resoluções da Organização das Nações Unidas (ONU) que sugerem negociações com os palestinos sobre o status da cidade sagrada. O assunto já foi alvo de diversas idas e vindas de Jair Bolsonaro.

Israel ocupa Jerusalém Oriental desde a guerra de 1967 e posteriormente a anexou, algo que nunca foi reconhecido pela comunidade internacional. O presidente americano Donald Trump rompeu em dezembro de 2017 com décadas de diplomacia reconhecendo Jerusalém como a capital de Israel.

Bolsonaro divulgou o encontro com o embaixador na sua conta oficial no Twitter:

Retorno ao Rio 
Ainda pela manhã, Bolsonaro se deslocará para o Centro Cultural Banco do Brasil. Lá, cuidará de despachos internos e receberá autoridades na parte da tarde. Freitas é o décimo terceiro nome anunciado para o corpo ministerial de Bolsonaro.

Na terça (27), ele anunciou Tarcísio Gomes de Freitas como ministro da Infraestrutura. A expectativa é que mais nomes sejam escolhidos nesta quarta. Às 18h, está previsto o retorno do presidente eleito para o Rio de Janeiro.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?