metropoles.com

Ancine: Bolsonaro diz que “garimpou” e vetou filmes sobre sexualidade

Produções estavam prontas para captação de recursos. Presidente afirmou que “degolaria” chefia da agência, caso não houvesse mandato

atualizado

Compartilhar notícia

Andre Borges/Especial para o metrópoles
Presidente Jair Bolsonaro fala na saída do Palácio da Alvorada
1 de 1 Presidente Jair Bolsonaro fala na saída do Palácio da Alvorada - Foto: Andre Borges/Especial para o metrópoles

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) indicou, em live no Facebook nesta quinta-feira (15/08/2019), que impediu a captação financeira para filmes que abordam temas relacionados à diversidade sexual pela Agência Nacional do Cinema (Ancine). “Fomos garimpar”, disse.

Entre as produções citadas por Bolsonaro, estão filmes sobre transgêneros do Ceará, negros homossexuais do Distrito Federal e ex-freiras lésbicas. 

“A vida de quem quer que seja, particular, ninguém tem nada a ver com isso. Mas fazer um filme sobre negros homossexuais no DF, confesso que não dá para entender. Mais um que foi pro saco, aí”, afirmou. 

Para o presidente, os filmes não dariam audiência. Portanto, não receberiam investimentos no mercado privado. “Não têm plateia, não têm audiência. Tem meia dúzia [de pessoas]. Não tem bilheteria. É dinheiro jogado fora”, disse. 

Degola
As divergências do presidente da República com a agência se intensificaram quando ele criticou, em julho, o filme sobre a vida da ex-prostituta Bruna Surfistinha. Desde então, ele já anunciou alteração na estrutura e ameaçou fechar a Ancine.

Na transmissão ao vivo, Bolsonaro disse explicitou mais uma vez sua vontade de mudar a chefia. “Se a Ancine não tivesse, na sua cabeça toda, mandato, eu já tinha degolado todo mundo”, declarou. 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?