metropoles.com

Amazônia: Salles afirma que não houve demora para dar resposta à crise

Ministro da Defesa informou também querer liberar R$ 28 milhões que estão contingenciados, para usar na operação de combate às queimadas

atualizado

Compartilhar notícia

JP Rodrigues/ Metrópoles
ricardo-salles
1 de 1 ricardo-salles - Foto: JP Rodrigues/ Metrópoles

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, afirmou que o governo federal não demorou para dar uma resposta sobre a crise na Amazônia. “O problema que deu ensejo à utilização da GLO [Garantia da Lei e da Ordem] e de toda essa estrutura se iniciou há cerca de 20, 30 dias”, explicou.

Salles e o ministro da Defesa, Fernando Azevedo, se reuniram na manhã deste sábado (24/08/2019) para tratar da situação. O chefe da pasta do Meio Ambiente garantiu que o contingenciamento anunciado pelo governo de Jair Bolsonaro (PSL), neste ano, não afetou as atividade de fiscalização e combate a queimadas no país.

Também nesta manhã, Azevedo informou querer liberar R$ 28 milhões da Defesa que estão contingenciados, para usar na operação de combate às queimadas no Norte do país. Além disso, o Executivo nacional pediu apoio das autoridades policiais dos estados da região para ajudar na fiscalização de crimes ambientais, principalmente no que diz respeito aos incêndios.

Crise internacional
A forma como o governo brasileiro tem tratado a questão na Amazônia gerou críticas e preocupação de diversos representantes internacionais, como Emmanuel Macron, da França, Angela Merkel, da Alemanha, Boris Johnson, do Reino Unido, e Justin Trudeau, do Canadá.

O presidente da União Europeia, Donald Tusk, afirmou que é “difícil imaginar” um possível acordo de livre comércio entre o bloco europeu e o Mercosul após a postura do governo brasileiro frente aos incêndios florestais na Amazônia. A declaração foi dada durante a abertura do encontro do G7 neste sábado, na França.

O ministro do Meio Ambiente, no entanto, tentou minimizar a crise internacional e afirmou que não há riscos para tratados internacionais. “O Brasil tem elementos para continuar sendo referência no tema ambiental para a OCDE [Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico]”, disse.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?