*
 

O deputado eleito Alexandre Frota (PSL) participou de uma reunião com Renato Porto, presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), na segunda-feira (5/11), para falar sobre suplementação alimentar. No ocasião, também estavam presentes representantes de empresas de suplemento. A informação é do jornal Jota.

Frota utilizou suas redes sociais para publicar uma foto ao lado do presidente da Associação Brasileira de Empresas de Produtos Nutricionais (Abenutri), Marcelo Bella.

O presidente da Anvisa disse que defendeu na reunião o marco regulatório de suplementos. Ainda afirmou que não pode haver barreiras comerciais no setor e que o aumento da concorrência, garantindo a qualidade dos produtos, é o interesse do órgão.

A ata do encontro, divulgada pela assessoria da Anvisa, registra que o presidente da Abenutri “relatou sobre histórico de denúncias, ditas como infundadas, que prejudicam a concorrência leal no mercado nacional de suplementos alimentares”. O documento não regista as falas do deputado eleito. No entanto, a reportagem apurou que ele se manifestou em defesa da boa concorrência.

Ainda conforme a folha de registro, Renato Porto decidiu que pedirá à área técnica da agência posicionamento sobre questionamentos levantados por Bella a respeito da fiscalização de suplementos. O presidente da Abenutri teria dito que discorda “de entendimentos específicos relacionados a identificação de origem do produto”, entre outros pontos.