metropoles.com

Prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro, é preso em operação da PF

Político é acusado de participar de organização criminosa que violava sigilo de operações policiais em Santa Catarina

atualizado

Compartilhar notícia

1 de 1 - Foto: null

O prefeito de Florianópolis (SC), Gean Loureiro (sem partido), foi preso na manhã desta terça-feira (18/06/2019), durante operação da Polícia Federal que investiga organização criminosa que violava sigilo de operações policiais no estado.

Batizada de Operação “Chabu”, a ação também prendeu o delegado Fernando Caieron, da Polícia Federal, e Luciano Veloso Lima, que foi secretário da Casa Civil no governo Eduardo Moreira (MDB).

Agentes cumprem 30 mandados, sendo 23 de busca e apreensão e sete de prisão temporária, expedidos pelo Tribunal Regional Federal da 4.ª Região. Os crimes foram descobertos a partir da análise dos materiais apreendidos durante a Operação Eclipse, deflagrada em agosto de 2018.

Em nota, a prefeitura de Florianópolis afirma que, de acordo com informações preliminares, a operação investiga policiais e não há nenhum ato ou desvio de recursos públicos relacionados à prefeitura. Segundo a assessoria, a suposta relação entre Gean Loureiro e os envolvidos não teria ligação com eventuais atos. “O prefeito já concordou em prestar todas as informações necessárias, aguardando agora para prestar depoimento na Polícia Federal”, completou

Segundo a PF, o grupo “embaraçava investigações policiais em curso e protegia o núcleo político em troca de vantagens financeiras e políticas”.

A investigação apurou ainda que a quadrilha vazava sistematicamente informações sobre operações policiais que ainda seriam deflagradas e também contrabandeava equipamentos de contra inteligência para montar ‘salas seguras’, à prova de monitoramento, em órgãos públicos e empresas.

A PF investiga associação criminosa, corrupção passiva, violação de sigilo funcional, tráfico de influência, corrupção ativa e tentativa de interferir em investigação penal que envolva organização criminosa.

A operação foi deflagrada nesta terça. O termo “Chabu” significa “dar problema, dar errado, falha no sistema”. Com informações da Agência Estado.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?