metropoles.com

Dois policiais são alvo de operação contra milícia no Rio de Janeiro

A Operação Porto Firme cumpre mandados de prisão contra 16 denunciados e 51 ordens de busca e apreensão

atualizado

Compartilhar notícia

Fernando mendes alves – Reprodução Tv Globo
MP e polícia do Rio fazem operação contra milícia em Vargem Grande
1 de 1 MP e polícia do Rio fazem operação contra milícia em Vargem Grande - Foto: Fernando mendes alves – Reprodução Tv Globo

O Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ), em conjunto com as polícias Civil e Militar do estado, fazem uma operação na manhã desta quinta-feira (9/7) contra milícia em Vargem Grande, zona norte da cidade. Dois policiais militares são alvo da ação.

A Operação Porto Firme cumpre mandados de prisão contra 16 denunciados suspeitos de crimes como tráfico de drogas e de armas de fogo, extorsões, homicídios, agiotagem e corrupção ativa. Até o momento, cinco pessoas foram presas.

Além disso, os agentes cumprem 51 ordens de busca e apreensão em endereços ligados ao grupo. Os mandados foram expedidos pela 1ª Vara Criminal Especializada da Capital, a pedido do MPRJ.

Segundo o Ministério Público, as investigações tiveram início após a morte de Marcus Vinícius Calixto, em 2018. Ele foi morto por “contrariar interesses dos criminosos”.

“Escutas telefônicas autorizadas pelo Judiciário demonstraram a existência de um grupo criminoso atuante na localidade, liderado pelo oficial da Polícia Militar Leonardo Magalhães Gomes da Silva, também conhecido como “Capitão””, informou o MPRJ.

Leonardo Magalhães é um dos alvos da Operação Ponto Firme, no Rio
Leonardo Magalhães é um dos alvos da Operação Ponto Firme, no Rio

Outro agente, o cabo Fernando Mendes Alves, conhecido como “Biro”, tinha o objetivo de garantir a proteção dos outros integrantes da milícia.

Segundo o MP, a organização criminosa é conhecida na região por “atuar com extrema violência e com largo emprego de armas de fogo”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?