metropoles.com

PM salva bebê de 11 dias engasgado com leite no Entorno do DF; vídeo

Recém-nascido era amamentado pela mãe, em Águas Lindas, quando se engasgou. Criança chegou sem sinais respiratórios à Companhia da PM

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução
PM salva criança engasgada com leite materno em águas lindas de goiás
1 de 1 PM salva criança engasgada com leite materno em águas lindas de goiás - Foto: Reprodução

Goiânia – Um recém-nascido de apenas 11 dias se engasgou com o leite materno, enquanto era amamentado pela mãe, e foi salvo por policiais militares de Águas Lindas de Goiás (GO), no Entorno do Distrito Federal.

A mãe e o pai chegaram desesperados à 35ª Companhia Independente da Polícia Militar, no início da noite dessa segunda-feira (5/4), pedindo por socorro.

O bebê não apresentava sinais respiratórios e já estava, conforme a PM, em estágio cianótico, ou seja, mudando a coloração do corpo em decorrência da falta de oxigênio. Traduzindo: ele já estava ficando roxo.

O salvamento foi registrado em vídeo. Um dos policiais pegou a criança, a posicionou em uma das mãos e começou a bater nas costas para desobstruir as vias aéreas.

A mãe estava próxima, chorando bastante e precisou ser amparada pelo companheiro. Segundo a polícia, os pais tentaram desengasgar a criança em casa, antes de pedirem o socorro, mas não obtiveram sucesso.

Em determinado momento do vídeo, um dos policiais pergunta para a mãe se tinha sido o leite e ela responde que sim, dizendo que começou a sair pelo nariz do bebê, enquanto ele era amamentado.

Veja:

Após as primeiras tentativas de salvamento, a criança retomou a respiração e deu sinais de que estava tudo bem. A polícia levou a família até uma unidade de saúde para fazer uma última avaliação do recém-nascido.

Ele foi examinado na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Águas Lindas de Goiás. Os profissionais verificaram que o estado de saúde já estava estabilizado e os pais puderam retornar para casa.

Outro caso

Esse é mais um caso de recém-nascido engasgado com leite materno e salvo por integrantes de forças de segurança em Goiás, em menos de quatro dias. No sábado (3/4), ocorreu situação semelhante na cidade de Goiás.

Um bebê de 20 dias foi salvo por um bombeiro, vizinho da família e que estava de folga no dia. A avó e a mãe da criança perceberam que ele estava engasgado e que perdia o fôlego.

Elas pediram socorro na casa do terceiro sargento do Corpo de Bombeiros, Dioclênio Camelo Pinto, de 37 anos. Assim que percebeu o que acontecia, ele pegou rapidamente a criança e deu início ao procedimento de desobstrução das vias aéreas.

O procedimento é igual ao aplicado pelos policiais militares de Águas Lindas de Goiás e se chama, tecnicamente, manobra de Heimlich. O salvamento também foi registrado em imagens.

Veja:

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?