Bombeiro de folga salva bebê de 20 dias engasgado em Goiás; vídeo

Família do bebê bateu na porta da casa do bombeiro, que é vizinho, para pedir ajuda; após ação rápida, criança foi desengasgada e passa bem

atualizado 04/04/2021 18:17

goias bombeiro de folga salva bebe engasgadoReprodução

Goiânia – A família de um bebê de 20 dias, que mora na cidade de Goiás (GO), passou um grande susto na tarde desse sábado (3/4). A criança se engasgou após mamar e precisou de uma manobra de salvamento para recuperar a respiração.

Ao perceber que o pequeno Lucas Gabriel estava engasgado e que perdia o fôlego, sem conseguir respirar, a avó e a mãe do bebê, Itamara Rodrigues Vasconcelos, de 20 anos, foram atrás de ajuda. Elas correram no vizinho, o terceiro sargento do Corpo de Bombeiros Militar de Goiás, Dioclênio Camelo Pinto, de 37 anos.

O bombeiro, que estava em seu período de folga, assim que percebeu o que acontecia, pegou rapidamente a criança no colo e deu início ao procedimento de desobstrução das vias aéreas, a chamada manobra de Heimlich, para desengasgar o bebê. A técnica foi eficiente e o neném voltou a respirar rapidamente.

Veja o vídeo:

Segundo relato da mãe de Lucas Gabriel, ele se engasgou depois de mamar. “dei a mamadeira para ele e o coloquei para arrotar, quando percebi que ele arrotou, levei para o berço deixando-o ali para dormir. Em um determinado momento eu olhei para Lucas e percebi que ele jorrava leite pela boca e o nariz, e se encontrava com os olhos abertos”, disse Itamara.

“Eu estava na sala, corri para o portão, já peguei a criança e verifiquei que ela já estava sem respirar”, contou o militar ao portal Mais Goiás. O bombeiro disse ainda que teve que pegar um cotonete e retirar resquícios de leite talhado do nariz do bebê, que ainda o impediam de respirar.

“Se não tivesse desobstruído as vias aéreas, a criança viria a óbito, porque ela já não estava respirando”, declarou o sargento.

De acordo com a corporação, o sargento Dioclênio é bombeiro há 9 anos e está lotado no 12° Batalhão Bombeiro Militar, na cidade de Goiás.

goias bombeiro de folga salva bebe engasgado
Terceiro Sargento Dioclênio Camelo salvou bebê de 20 dias que estava engasgado
Final feliz

Câmeras de segurança da casa de Dioclênio registraram o salvamento de Lucas Gabriel. Felizmente, o procedimento foi um sucesso e após cerca de 3 minutos, o bebê já respirava normalmente.

Mais lidas
Últimas notícias