metropoles.com

PL defende transporte grátis para vítima de violência doméstica

O deputado Fausto Pinato (PP-SP), autor do Projeto de Lei, afirmou que a ideia é resguardar a integridade física da vítima

atualizado

Compartilhar notícia

Foi protocolado, em 5 de fevereiro, o Projeto de Lei 124/20, que propõe a gratuidade no transporte público rodoviário interestadual às vítimas de violência doméstica e seus dependentes. O benefício é concedido apenas a pessoas carentes.

O deputado Fausto Pinato (PP-SP), autor do projeto, afirmou que a ideia é resguardar a integridade física da vítima e encorajá-la a tomar providências legais. “Vítimas de abusos, na maioria das vezes, também são dependentes financeiramente dos agressores, o que as impedem de denunciá-los”, explicou.

Ainda segundo o parlamentar, mostrar apoio é importante para que essas pessoas, já emocionalmente abaladas, consigam enfrentar o problema.

“Ao garantirmos a gratuidade da passagem, nós estimulamos que essas vítimas, na maioria das vezes mulheres com filhos pequenos e sem condições financeiras, procurem ajuda, seja na sua cidade natal ou em algum lugar onde se sintam confortáveis”, alegou Pinato.

Tramitação
O PL, que tramita em caráter conclusivo, será analisado pelas comissões de Defesa dos Direitos da Mulher; de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?