Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Brasil

PF ouve militares que aparecem em imagens de invasão ao Planalto

Nove militares do GSI prestam depoimento à PF neste domingo (23/4), após ordem do ministro Alexandre de Moraes, do STF

23/04/2023 10:44, atualizado 23/04/2023 15:45
Compartilhar notícia
Reprodução/GSI
Governo Lula documento secreto

Nove militares do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) prestam depoimento à Polícia Federal, neste domingo (23/4), após determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Os servidores aparecem em imagens do circuito interno do Palácio do Planalto, gravadas no dia 8 de janeiro, durante invasão promovida por golpistas.

A informação sobre o depoimento dos militares foi antecipada pelo colunista Igor Gadelha, do Metrópoles.

O primeiro grupo de militares chegou à sede da PF por volta das 10h. Um dos convocados dessa primeira leva foi o general Carlos Feitosa Rodrigues. Os outros servidores do GSI devem chegar às 14h para prestar esclarecimentos.

Entre os convocados está o capitão José Eduardo Natale de Paula Pereira, flagrado nas imagens das câmeras de segurança dando água para os manifestantes golpistas.

A lista com os nomes dos militares foi entregue ao STF pelo ministro interino do GSI, Ricardo Cappelli, após ordem de Moraes para que todos fossem identificados e ouvidos.

Veja quem são os militares flagrados em imagens da invasão ao Planalto

Os servidores foram identificados após vídeos mostrarem o então chefe do GSI, general Gonçalves Dias, em clima ameno com os manifestantes no dia 8 de janeiro. Com a repercussão negativa, o militar pediu para deixar o cargo.

A íntegra das imagens do circuito interno, que chega a mais de 200 horas de gravação, foi liberada pelo GSI por ordem do ministro Alexandre de Moraes.

Receba no seu email as notícias de Boletim Metrópoles

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters