Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Brasil

PF investiga fraude em carga de 42 toneladas de soja para exportação

Cerca de 42 toneladas de soja foram apreendidas durante fiscalização do Ministério da Agricultura e Pecuária

10/03/2026 11:34
Compartilhar notícia
Divulgação/Mapa
Imagem colorida, Soja apreendida- Metrópoles

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) apreendeu cerca de 42 toneladas de soja irregular em uma carga destinada à exportação no município de Paranaguá (PR). A Polícia Federal (PF) irá investigar a suspeita de fraude.

A fiscalização ocorreu em 24 de fevereiro, após a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA) comunicar sobre uma exportação de uma grande quantidade de soja. Durante a fiscalização, servidores constataram discordâncias da soja com os padrões de qualidade exigidos a produtos vegetais que se destinam à alimentação e comércio.

“A carga, estimada em cerca de 42 toneladas, apresentou indícios de adulteração ao chegar ao destino, com divergências em relação ao produto originalmente embarcado. A auditoria na classificação reforçou os indícios ao apontar composição diferente da declarada”, pontou o Mapa, em nota.
PF investiga fraude em carga de 42 toneladas de soja para exportação - destaque galeria
2 imagens
Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) apreende 42 toneladas de soja
Soja apreendida
1 de 2

Soja apreendida

Divulgação/Mapa
Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) apreende 42 toneladas de soja
2 de 2

Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) apreende 42 toneladas de soja

Divulgação/Mapa

O caso seguirá sob apuração das autoridades competentes e as irregularidades administrativas e operacionais do produto estão sendo analisadas pelo Mapa.

O produto apreendido será destruído, com acompanhamento do Mapa. A deterioração da soja está em andamento e o destino final do alimento deverá ocorrer em aterro sanitário. A ação teve apoio do Serviço de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal no Paraná (Sipov/PR).

De acordo com o chefe do Sipov/PR, Fernando Augusto Mendes, o controle rigoroso das exportações é estratégico para o país, porque o Brasil é o maior produtor e exportador mundial de soja.

Receba no seu email as notícias de Boletim Metrópoles

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters

Ainda segundo Fernando, “isso exige o fortalecimento contínuo dos mecanismos oficiais de fiscalização para resguardar a reputação do produto brasileiro no mercado internacional”, destacou.