metropoles.com

PF incinera 95 mil pés de maconha durante operação no Maranhão

A quarta fase da operação Fusariam foi deflagrada na manhã desta quinta (5/8) e tem o objetivo de erradicar plantações da erva

atualizado

Compartilhar notícia

CRYSTALWEED cannabis/Unsplash
Pés de maconha
1 de 1 Pés de maconha - Foto: CRYSTALWEED cannabis/Unsplash

A Polícia Federal deflagrou uma operação contra o tráfico de drogas na região Oeste do Maranhão na manhã desta quinta-feira (5/8). A quarta fase da operação Fusarium tem o objetivo de erradicar plantações de maconha. Além do Maranhão, as ações foram realizadas nos estados de Pernambuco e Bahia e no Paraguai.

Os agentes incineraram 95 mil pés de maconha, assim como 11.580 mudas e 9.000 sementes da planta, encontradas nas terras indígenas de Alto Turiaçu e Alto Rio Guaraná, no Maranhão.

De acordo com o portal Alagoas 24 horas, agentes também encontraram no local quase 500 quilos de maconha prontos para o tráfico. Somando tudo que foi apreendido, a PF incinerou cerca de 32 toneladas de material.

O objetivo da operação, segundo a Polícia Federal, é conseguir reduzir a produção e oferta de maconha no estado maranhense, além de desarticular a comercialização de drogas, identificar envolvidos, individualizar condutar ilegais e agir na movimentação financeira dos criminosos da região.

Os agentes utilizaram imagens de satélites do Programa Brasil MAIS para identificar plantações ilícitas em regiões de mata. Essa tecnologia permite acesso e compartilhamento de imagens diárias de mais de 130 satélites.

Aproximadamente, 75 policiais federais participaram da operação, sem contar com servidores do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Ibama) e militares do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Maranhão.

A ação também teve o apoio de três helicópteros, sendo dois da Coordenação de Aviação Operacional da Polícia Federal (CAOP) e um do Ibama.

Fusarium, o nome da operação, faz alusão à fusariose, uma doença infecciosa causada por um fungo encontrado principalmente em plantações.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?