PF e PMDF têm acordo para escolta de Bolsonaro ao hospital; saiba qual
Entendimento foi costurado durante última internação do ex-presidente no hospital. Protocolo prevê apoio da PMDF mesmo em trajetos curtos
atualizado
Compartilhar notícia

A Polícia Federal (PF) e a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) firmaram um acordo para que, em caso de necessidade de atendimento médico do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), batedores da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) façam a escolta da viatura que transportá-lo até o hospital.
O protocolo foi definido há cerca de duas semanas, quando Bolsonaro ainda estava internado para a cirurgia de correção de hérnia, realizada às vésperas do Natal. A informação foi confirmada por investigadores da PF ao Metrópoles.
Com o acordo, qualquer deslocamento do ex-presidente — seja para atendimento médico ou para o retorno à Superintendência da Polícia Federal — seguirá o mesmo procedimento de segurança.
Conforme apurou o Metrópoles, caso Bolsonaro precise efetivamente de atendimento médico, os investigadores da PF acionarão a PMDF para realizar o apoio na escolta, mesmo que o hospital esteja a poucos metros do local de custódia. A intenção é que haja apoio da Polícia Militar em todas as ocasiões.
A medida é tratada como preventiva e de segurança, tanto para os policiais envolvidos quanto para o próprio ex-presidente, que cumpre pena de 27 anos e 3 meses de prisão por participação na trama golpista.
Moraes autoriza ida ao hospital
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes autorizou a saída de Bolsonaro da sede da Superintendência da Policia Federal para o hospital DF Star, em Brasília, nesta quarta-feira (7/1), para realizar exames.
Bolsonaro sofreu uma queda durante a madrugada dessa terça-feira (6/1), e o médico da PF constatou apenas ferimentos leves e “não identificou necessidade de encaminhamento hospitalar, sendo indicada apenas observação”, informou a PF.
A defesa, no entanto, considerou que o ocorrido deveria ser investigado e fez novo pedido de ida ao hospital a Moraes: “O paciente sofreu queda em sua cela, com impacto craniano e suspeita de traumatismo, situação que, diante de seu histórico clínico recente, impõe risco concreto e imediato à sua saúde”, diz o pedido protocolado pelos advogados.
Ainda nessa terça, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou a ida do ex-presidente ao Hospital DF Star, em Brasília, decisão que foi revista nesta quarta.










