metropoles.com

Brasileiros que afirmam ter tido Covid são o dobro do número oficial

Cerca de 25% dos entrevistados disseram ter contraído a doença, segundo o Datafolha. Isso representa cerca de 42 milhões de brasileiros

atualizado

Compartilhar notícia

Andriy Onufriyenko/ Getty Images
Na ilustração colorida, vários vírus são representado
1 de 1 Na ilustração colorida, vários vírus são representado - Foto: Andriy Onufriyenko/ Getty Images

Um a cada quatro brasileiros (25%) afirma que já testou positivo para o novo coronavírus (Sars-CoV-2) desde o início da pandemia, revela pesquisa Datafolha.

Na prática, isso significa que cerca de 42 milhões de pessoas contraíram a Covid-19 desde março de 2020 no país.

O dado confirma, mais uma vez, possível subnotificação dos dados oficiais, o que tem sido alertado por especialistas na área. De acordo com o Ministério da Saúde, 22,2 milhões de casos da doença foram confirmados no Brasil.

A pesquisa foi publicada neste sábado (15/1) pelo jornal Folha de S. Paulo. O levantamento ouviu 2.023 pessoas entre 12 e 13 de janeiro deste ano. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

0

Uma vez que a pesquisa foi feita com pessoas de 16 anos ou mais, os dados oficiais podem ser ainda mais imprecisos.

Além disso, 3% dos entrevistados disseram ter contraído a doença nos últimos 30 dias. Isso dá mais ou menos 4 milhões de pessoas. No entanto, entre 14 de dezembro de 2021 e essa sexta-feira (14/1), 731,4 mil pessoas testaram positivo, segundo os dados oficiais do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). A diferença é superior a cinco vezes.

Compartilhar notícia