metropoles.com

Pesquisa: 96% da população crê que educação é chave para resolver problemas sociais

Levantamento divulgado nesta terça (18/4) mostra que 94% concordam que a educação deveria estar entre as três prioridades dos governadores

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação/Secretaria Estadual da Educação
Mil servidores da Educação voltam ao presencial sem comprovar vacina
1 de 1 Mil servidores da Educação voltam ao presencial sem comprovar vacina - Foto: Divulgação/Secretaria Estadual da Educação

Levantamento mostra que 96% da população brasileira acredita que melhorar a educação pública é a chave para resolver problemas do país, como violência, pobreza e desigualdade social. Os resultados foram divulgados nesta terça-feira (18/4).

Realizada pela Inteligência em Pesquisa e Consultoria Estratégica (Ipec), a pesquisa foi encomendada pela organização Todos Pela Educação. Para 60% dos entrevistados, a educação pública brasileira vai melhorar nos próximos quatro anos, já 32% não concordam com essa projeção.

Ainda segundo a pesquisa, 57% dos entrevistados concordam que os governantes brasileiros estão comprometidos com melhorias na escola pública, no entanto, 38% discordam dessa afirmação. Além disso, 94% acreditam que a educação deveria estar entre as três prioridades do governador de seu estado.

“Os dados dessa pesquisa trazem uma mensagem inequívoca para os governantes e gestores públicos de todo o Brasil: priorizar o tema da educação é responder a uma demanda latente da população de todos os estados”, disse Olavo Nogueira Filho, diretor-executivo do Todos Pela Educação.

O levantamento abordou três temas: a importância da educação no Brasil, o papel dos governos na educação, e a desigualdade de oportunidades no acesso à educação no país. Foram realizadas 2 mil entrevistas entre 1º e 5 de abril, com um público amostral a partir dos 16 anos. De acordo com o Ipec, a margem de erro tem nível de confiança de 95%.

Sobre acesso ao ensino de qualidade, o levantamento mostra que 73% discordam (totalmente ou em parte) que ricos e pobres recebem ensino com o mesmo nível de qualidade. Para 49% (totalmente ou em parte), brancos e negros não têm o mesmo índice de educação. Já 67% não acreditam (totalmente ou em parte) que o acesso à educação de qualidade é igual nas regiões do país.

Violência nas escolas

O levantamento é divulgado após o governo federal iniciar discussões para prevenir ataques nas escolas. Nos últimos dias, atentados e ameaças em instituições de ensino trouxeram o problema da violência escolar à tona. Além disso, provocou uma onda de medo no país.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?