Na manhã desta segunda-feira (30/5), a Secretaria de Defesa Social de Pernambuco informou que, até o momento, foram confirmadas 91 mortes em decorrência das enchentes e deslizamentos no estado desde a última quarta-feira (25/5).
De acordo com a pasta, 26 pessoas seguem desaparecidas e cerca de 5 mil estão desabrigadas.
“Estamos trabalhando com força total, mobilizando os recursos disponíveis, buscando profissionais de vários estados do Brasil com especialidade em resgate em áreas de deslizamentos, além de suporte às áreas atingidas por terra, água e ar. Para isso, estamos buscando todas as formas de amenizar os graves impactos das fortes chuvas. É preciso, nesse momento, enaltecer o empenho incansável de todos os profissionais envolvidos nessa operação e também a corrente de solidariedade que uniu pernambucanos e brasileiros de todos os lugares”, informou o secretário de Defesa Social, Humberto Freire.
Além da Defesa Civil, as forças de segurança e Exército fazem buscas em sete pontos de deslizamento. São elas: Zumbi do Pacheco e Curado IV (Jaboatão dos Guararapes); Areeiro (Camaragibe); Monte Verde/Ibura, Barro e Guabiraba (Recife) e Paratibe (Paulista).

Pernambuco sofre com fortes chuvas há uma semanaFoto: Reprodução/Twitter Exército Brasileiro

Vista de Olinda (PE) em 29 de maio - A cidade ficou alagada depois das fortes chuvas no fim de semanaFoto: Diogo Duarte/Anadolu Agency via Getty Images

Diversas regiões do estado estão alagadasFoto: Diogo Duarte/Anadolu Agency via Getty Images

As chuvas provocaram diversos estragos na Região Metropolitana do RecifeFoto: Reprodução/Twitter Exército Brasileiro

Deslizamentos de terras provocados pelas chuvas fizeram vítimas e deixaram milhares de pessoas desabrigadasFoto: Reprodução/Twitter Exército Brasileiro

O Exército Brasileiro enviou equipes para ajudar nos resgates das vítimas dos deslizamentosFoto: Reprodução/Twitter Exército Brasileiro

Tragédia é a maior do estado desde 1975Foto: Diogo Duarte/Anadolu Agency via Getty Images

Municípios de Pernambuco decretaram estado de emergênciaFoto: Reprodução/Twitter Exército Brasileiro
A operação envolve 198 bombeiros militares de Pernambuco, 11 bombeiros da Paraíba, 7 de Minas Gerais, 8 do Rio Grande do Norte. Além disso, ajudam nas buscas oito policiais militares, 100 guardas municipais e 25 funcionários da Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb).
Outros 60 militares do Exército, 22 profissionais da Marinha e 4 policiais civis da Coordenação de Operações e Recursos Especiais (Core) da Polícia Civil de Pernambuco colaboram para encontrar desaparecidos.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.