Para destravar IR, governo cancela urgência de licenciamento ambiental

Pauta da Câmara estava trancada porque deputados não votaram o texto no prazo. Agora, poderão analisar isenção do imposto na semana que vem

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto
O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT)
1 de 1 O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) - Foto: VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto

O governo enviou ao Congresso Nacional nesta quarta-feira (24/9) uma mensagem em que solicita a retirada da urgência do projeto de lei sobre o novo licenciamento ambiental. A medida é parte do acordo para a Câmara avançar com a proposta que isenta do Imposto de Renda (IR) os trabalhadores que recebem até R$ 5.000 por mês.

O pedido foi assinado pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa, porque o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está em Nova York, nos Estados Unidos, participando da Assembleia Geral da ONU.

O projeto passou a trancar a pauta da Câmara na terça-feira (23/9). Lula enviou a proposta ao Congresso com urgência em maio, o que determinou que a Câmara e o Senado votassem o projeto em até 45 dias. Caso esse prazo fosse ultrapassado, o projeto ganharia prioridade, e outras propostas só poderiam ser votadas após sua análise, com exceção das Medidas Provisórias.

Isenção do IR na próxima semana

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), anunciou na terça-feira (23/9) que o projeto será votado na próxima quarta-feira (1º/10).

Mais cedo, no mesmo dia, a ministra de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, se reuniu com Motta para tentar destravar a pauta do IR, considerada uma das principais prioridades de Lula na estratégia para sua reeleição.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?