Pacheco deve sair do PSD e se filiar ao União Brasil após o Carnaval

Senador é pressionado por Lula para concorrer ao governo de Minas Gerais, o segundo maior colégio eleitoral do país

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Igo Estrela/Metrópoles @igoestrela
STF Pacheco
1 de 1 STF Pacheco - Foto: <p>Igo Estrela/Metrópoles<br /> @igoestrela</p><div class="m-banner-wrap m-banner-rectangle m-publicity-content-middle"><div id="div-gpt-ad-geral-quadrado-1"></div></div>

O ex-presidente do Congresso Nacional Rodrigo Pacheco (PSD-MG) sairá do PSD assim que passar o Carnaval para se filiar ao União Brasil, partido do atual presidente do Senado, Davi Alcolumbre (AP).

Metrópoles já havia adiantado que o senador estava sendo sondado por outros partidos, após ser preterido pela sigla de Gilberto Kassab, que embarcou na pré-candidatura bolsonarista do vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões (PSD), na disputa pelo Palácio Tiradentes.

O movimento se dá em um momento em que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) busca a construção de um palanque para eleger um governador da base governista em Minas Gerais. O estado é importante por ser o segundo maior colégio eleitoral do país. Pela tradição, quem ganha no estado,  conquista a vitória para a Presidência.

Conforme apurou o Metrópoles, a mudança de partido abre a possibilidade de Pacheco concorrer ao Executivo estadual mineiro, já que o União Brasil não tem pré-candidatura em Minas e o caminho está livre para o senador.

Aliados de Pacheco dizem, no entanto, que ele não quer se atrelar à extrema-direita, tampouco a esquerda, por isso a escolha pelo União Brasil estaria mais alinhada a sua decisão pessoal.

Mais cedo, nesta quinta-feira (5/2), Lula declarou, em entrevista ao UOL, que ainda não desistiu do senador. “Em Minas Gerais, eu posso dizer para você agora, se eu conheço a alma mineira, nós vamos ganhar as eleições de Minas Gerais outra vez. E eu quero dizer aqui em alto e bom som, eu ainda não desisti de você, Pacheco. Você sabe que nós vamos ter uma conversa e acho que você pode ser o futuro governador de Minas”, disse o chefe do Executivo.

Um possível encontro entre os dois ainda não tem data marcada, mas deve ocorrer após o Carnaval. Pacheco ainda resiste à candidatura, pois tem o desejo de sair da vida política. Entretanto, Lula deve conseguir convencê-lo a competir.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?