metropoles.com

Pacheco defende autonomia parlamentar: “Proteger as liberdades”

Presidente do Congresso, Pacheco falou sobre defender as liberdades, mas sem abrir espaço para “agressão”

atualizado

Compartilhar notícia

Hugo Barreto/Metrópoles
Imagem colorida mostra o presidente do Senado Rodrigo Pacheco em evento do PPA - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra o presidente do Senado Rodrigo Pacheco em evento do PPA - Metrópoles - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), discursou pelo reforço da “autonomia parlamentar”, na abertura do Ano Legislativo, no Congresso Nacional, nesta segunda-feira (5/2).

“Mais do que nunca se faz necessário o fortalecimento da autonomia parlamentar. Proteger os mandatos parlamentares é proteger as liberdades”, afirmou o presidente do Congresso e do Senado.

“Liberdade de consciência, liberdade religiosa, liberdade de imprensa. Proteger a tão necessária liberdade de expressão – que não se confunde com liberdade de agressão”, completou.

No discurso, Pacheco falou sobre a solidez do Congresso, que “enfrentou uma série de desafios que puseram à prova não apenas a sua permanência, mas também a sobrevivência da própria democracia brasileira”.

“O Legislativo foi atacado, fechado ou dissolvido em diversas ocasiões, em tempos de governantes autoritários e refratários às liberdades individuais e mesmo à noção de democracia”, seguiu Pacheco.

Outros temas citados no discurso foram o combate à fome e trabalho por melhorias na área da saúde e educação. Segundo o presidente do Congresso, uma das pautas prioritárias é a segurança pública.

“Urge a instituição de fóruns para debates sobre o crescimento da violência nas cidades e no campo. Pretendemos colaborar para a instituição de institutos penais modernos e eficientes, capazes de conciliar o combate efetivo à violência pública com a garantia aos direitos fundamentais”, apontou.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?