Oposição fala com Pacheco, e obstrução de pautas acaba após 3 semanas
Oposição obstruiu pautas da Câmara e do Senado em protesto por julgamentos pautados no Supremo Tribunal Federal (STF)
atualizado
Compartilhar notícia

Parlamentares de oposição anunciaram, nesta quarta-feira (18/10), a suspensão da obstrução das pautas da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. O anúncio veio um dia após reunião com o presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).
A obstrução foi iniciada há três semanas, como forma de protesto a temas em julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF), como a descriminalização do porte de drogas e do aborto.
“Decidimos suspender o processo de obstrução e nos mantermos vigilantes, diligentes e abertos ao diálogo na busca de nosso objetivo fundamental, que é a preservação do Estado democrático de direito baseado na independência, no equilíbrio e na harmonia entre os poderes”, destaca o grupo.
Integrantes da oposição
Participaram da reunião partidos, como o PL, do ex-presidente Jair Bolsonaro, e o Novo, e frentes parlamentares, como a ruralista, a evangélica, de segurança pública e do empreendedorismo.
“Observamos também que, diante de nossas manifestações individuais e coletivas, foram abertas perspectivas de diálogo entre os poderes da República, o que consideramos fundamental para manutenção da harmonia e do equilíbrio entre os poderes”, afirmam os parlamentares em nota.
O grupo disse ter ouvido de Pacheco “que as iniciativas que assegurem e preservem as prerrogativas constitucionais do parlamento terão curso e efetivamente serão pautadas e votadas para decisão soberana do Congresso. Por esse motivo, decidiu suspender a obstrução.
